Nhoque de arroz integral com molho abóbora
Por Maria Cristina
Este prato faz muito sucesso sempre que preparo. É uma criação minha que aconteceu por acaso. Eu processava o arroz integral para preparar leite de cereais para meu filho. Peneirava para ficar uma farinha bem fina e para não jogar fora a quirera, resolvi cozinhar. Quando abri a panela, visualizei uma massa e pensei no nhoque. Entre os vários molhos que já tentei, o de abóbora foi o que mais combinou. Espero que goste

Ingredientes:
- Molho:
- 1 cebola
- 2 colheres (sopa) de óleo de soja
- 1 abóbora
- 1 pitada de sal
- Salsa e outras ervas a gosto
- 1 colher de misso (pasta de soja)
- 200 ml de leite de coco
- Massa:
- 1 xícara de arroz integral cateto
- 2 e ½ xícaras de água
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de farinha de trigo
- 4 umeboshi (ameixa salgada)sem caroço e bem picada
- 3 colheres (sopa) de cebolinha picada
Detalhes
Pessoas: 5
Complexidade: Fácil
Tempo de preparação: 30min.
Tempo de cozimento: 20min.
Custo: Econômico
Preparação:
Etapa 1
Descasque o corte a cebola como gomos finos, leve ao fogo muito baixo e refogue no óleo, mexendo sempre, até parar de sair fumaça. Acrescente a abóbora picada e o sal e um fundinho de água, para que cozinhe no vapor.
Etapa 2

Quando estiver mole, tire do fogo e amasse com garfo sem se preocupar com as cebolas que ficam em tirinhas. Volte ao fogo, acrescente os temperos e, por último o leite de coco.
Etapa 3
Lave, escorra o arroz e, depois de seco, triture (não muito!) no liquidificador ou processador. Coloque na panela de pressão com a água e o sal, tampe e leve ao fogo alto. Quando pegar a pressão, baixe para chama falsa (como se fosse desligar) e marque 10 minutos. Desligue e deixe tampado até parar a pressão. Reserve.
Etapa 4
Após sair a pressão, abra a panela e acrescente os outros ingredientes e mexa com a colher de pau até formar uma massa de pingar com a colher. Cozinhe em água fervente, aos poucos, retirando a massa quando flutua. Deixe escorrendo. Misture o molho na hora de servir.
Comentar essa receita