Bolo de Chocolate
Por Wennia Galdino

Ingredientes:
- Massa:
- - 4 ovos
- - 2 xícaras (chá) de açúcar
- - 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- - 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
- - 1 xícara (chá) de água
- - ½ xícara (chá) de óleo
- - 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Recheio:
- - 2 latas de leite condensado
- - 1 colher (sopa) de manteiga
- - 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- - 1 xícara (chá) de creme de leite
- Cobertura:
- - 1/2 kg de chocolate meio amargo picado
- - 1 xícara (chá) de creme de leite
- - 1 colher (sopa) de conhaque
- - raspas de chocolate p/ decorar
Detalhes
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 20min.
Tempo de cozimento: 20min.
Custo: Moderado
Preparação:
Etapa 1
MASSA: Em uma batedeira, coloque os ovos e o açúcar e coloque para bater até obter um creme branco e leve (aproximadamente 10 minutos). Sem parar de bater, acrescente aos poucos a farinha de trigo e o chocolate em pó. Bata até obter uma massa homogênea. Ainda sem parar de bater, adicione a água e o óleo. Depois de misturados desligue a batedeira. Com um batedor manual, acrescente o fermento e misture. Em uma forma untada e enfarinhada, coloque a massa e leve para assar em forno a 200°C por aproximadamente 20 minutos (para saber se já está assado, espete um palitinho de dente e verifique se saiu seco).
Etapa 2
RECHEIO: Em uma panela, derreter a manteiga, acrescentar o leite condensado e o chocolate em pó e mexer sempre até desgrudar do fundo da panela. Retirar do fogo e acrescentar o creme de leite. Reservar.
Etapa 3
COBERTURA: Derreter o chocolate meio amargo em banho-maria. Acrescentar o creme de leite e o conhaque. Reservar.
Etapa 4
MONTAGEM: Depois que o bolo esfriar, desenforme. Corte o bolo ao meio. Em uma das metades, coloque o recheio (brigadeiro), espalhando bem. Cubra com a outra metade do bolo. Com a cobertura de chocolate, cubra o bolo todo.
Para decorar, utilize raspas de chocolate.
Leve para gelar por uma hora.
Receitas e dicas em vídeo!
Quem resiste a esta fofura de peixinho que ainda mais é todo de chocolate e com muito confeito e cobertura?! Aprenda a fazer e faça a alegria dos baixinhos de plantão!
Comentar essa receita