- Médio
- Moderado
Ingredientes:
- 5 ovos
- 150g de açúcar
- 150g de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento químico
- 1 colher de chá de extrato de baunilha, amêndoas ou coco
- Pré-aquecer o forno a 170C. Untar e enfarinhar o fundo e as laterais de uma assadeira circular de 20cm de diâmetro por pelo menos 5cm de altura.
- Numa batedeira com suporte, bater os ovos com o açúcar em velocidade máxima até que o desenho do batedor fique marcado nos ovos batidos. Isso deve demorar pelo menos uns 5 minutos na velocidade máxima. Adicione o extrato e bata mais um pouco.
- Peneire a farinha e o fermento juntos, e incorpore aos ovos batidos em movimentos envolventes, usando uma espátula grande. Cuidado que a farinha tende a ir ao fundo da tigela, então incorpore muito bem e procure os aglomerados de farinha, pra evitar que os grumos fiquem no bolo.
- Despeje tudo na assadeira e asse por aproximadamente 20 minutos, até que ele esteja bem dourado por cima, e, quando você apertá-lo levemente, ele voltará rapidamente, bastante elástico.
- Deixe o bolo esfriar bem (de um dia pro outro é ainda melhor), antes de cortá-lo. Divida-o em 2 ou 3 discos.
Preparação:
Etapa 1
Calda de Licor de Cereja
(essa calda também é básica, só muda o sabor)
100g de açúcar
100ml de água
2 colheres de sopa de licor de cereja (usei Marraschino)
Aqueça a água e o açúcar juntos. Deixe ferver por uns 2 ou 3 minutos. Depois de amornar, adicione o licor, e deixe esfriar antes de usar.
Creme de Confeiteiro
(rende suficiente para 2 camadas finas de 20cm de diâmetro, aproximadamente)
500ml de leite
100g de açúcar
5 gemas
3 colheres de sopa de amido de milho (tipo maizena)
2 colheres de sopa de licor de cereja
Numa panela grande, aqueça o leite com metade do açúcar. Enquanto isso, numa tigela de metal, bata as gemas com a outra metade do açúcar. Adicione o amido de milho à mistura de gemas.
Quando o leite já estiver bem quente, despeje um pouquinho só sobre as gemas, mexendo-as sempre com um batedor de arame (fouet), pra incorporar bem esse pouquinho de leite e para que os ovos não cozinhem na hora do contato. Continue fazendo isso até que mais ou menos metade do leite seja incorporado aos ovos.
Devolva toda a mistura de volta ao leite na panela, e fique mexendo sempre com o batedor. Aqueça em fogo médio. Logo, a mistura engrossará. Continue mexendo. Faça isso até que ela começe a borbulhar. Nesse ponto, conte aproximadamente 3 minutos. Isso serve pra garantir que o amido de milho seja corretamente cozido e não fique aquele gosto “farinhento” no creme.
Adicione o licor de cereja, e transfira tudo para um prato fundo, para que esfrie. Para evitar que resseque na superfície, cubra com um plástico filme, “colado” sobre a superfície.
Recheio de Morango
500g de morangos frescos e bem maduros
2 colheres de sopa de açúcar (costumo usar demerara, pra frutas)
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de xarope de rosas (opcional)
Lave bem e pique os morangos em 4, mais ou menos. Adicione o açúcar, o suco de limão e o xarope de rosas, se estiver usando. Deixe tudo marinar por aproximadamente meia hora, antes de usar.
Creme Chantili
300g de creme de leite fresco (não adianta tentar o de caixinha. Eles têm pouca gordura pra emulsionar)
50g de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
Numa tigela funda, misture o creme de leite, o açúcar e a baunilha. Bata bem até que comece a firmar. O ponto certo é quando ele ainda parece cremoso, mas começa a ficar marcada a forma do batedor. Desse ponto em diante, avance aos poucos. Ele estará pronto quando você virar a tigela de lado, e o creme não cair. Deverá ter mais que dobrado de volume.