Segredos para preparar biscoitos

Por

Biscoitos e petit-fours são até muito faceis de fazer. Mas, talvez por isso mesmo, requerem mais atenção.
Quem foi que um dia, ao preparar uma linda fornada de biscoitos não acabou tendo que jogar tudo fora, por terem ficado duros demais?
Existem biscoitos que são duros mesmo e há público para eles. Basta ver os produtos industrializados.
Mas mesmo estas opções podem se tornar mais macias ou pelo menos podemos obter um resultado crocante e que desmanche na boca.

  • Médio
  • Moderado

Ingredientes:

  • - farinha de trigo;
  • - manteiga ou margarina ou óleo;
  • - sal;
  • - açúcar;
  • - bicarbonato de sodio;
  • - carinho e dedicação.

Preparação:

Etapa 1

1- Procure usar manteiga ou margarina em tabletes. Margarinas criadas para manterem a textura macia mesmo sob refrigeração, alteram a textura e o sabor de qualquer receita, seja bolo, seja biscoito.
É claro que, se não houver outro jeito é possível fazer qualquer receita com margarina cremosa ou até mesmo oleo ou azeite. Mas se o objetivo é obter uma receita fofinha, no caso do bolo, ou crocante, no caso de biscoitos, e que desmanche na boca, nos dois casos, o melhor ingrediente é a manteiga e o segundo melhor é a margarina.
Além disso, tanto a manteiga, quanto a margarina, cremosa ou não, têm um tempo certo para serem batidas.
Se você bater além deste ponto, a massa desanda e você não vai conseguir mais dar o ponto exato. Já perdi receita de pavê por ter batido a manteiga por tempo demais. O creme virou sopa e nem colocando no congelador, o pavê firmou.
É mais difícil passar do ponto quando se usa manteiga.

Etapa 2

2- Se você costuma comprar limões ou laranjas, habitue-se a ralar e secar as cascas para aromatizar os biscoitos.Use 1/2 ou 1 colher, das de sopa, para aromatizar cada receita.

Etapa 3

3- Use manteiga e ingredientes líquidos gelados. E trabalhe com a ponta dos dedos.
Quanto menos calor você passar para a receita, melhor será.

Etapa 4

4- Prepare a massa e deixe-a descansar, coberta com filme plástico, por 1 hora na geladeira.
Dependendo da receita você pode até modelar os biscoitos, colocá-los na assadeira e levá-los para gelarem, por 1 h. Depois de 45', ligue o forno e quando estiver bem quente, coloque os biscoitos para assarem. Deixe as outras assadeiras esperando na geladeira.

Etapa 5

5- Para deixar os biscoitos crocantes e desmanchando na boca, especialmente os doces, acrescente uma colher, das de café, rasa, de bicarbonato de sodio na massa, a cada 3 xícaras, das de chá, de farinha de trigo. E sempre, SEMPRE, que colocar bicarbonato na massa, deixe a massa descansando na geladeira, por pelo menos, 1 h. O bicarbonato também age como fermento, mas aqui o que queremos é a crocancia do biscoito, não a fofura do bolo.
Deixando a massa descansar na geladeira, a função "fermento" é neutralizada.

Etapa 6

6- O açúcar deixa as massas podres (amanteigadas) muito duras. Por isso, use o mínimo possível e não dispense o bicarbonato.
É preferível fazer um biscoito menos doce e fazer uma calda ou cobertura açucarada, do que correr o risco de perder toda uma fornada dura demais e indigesta.

Etapa 7

7- Os biscoitos devem ser retirados do forno assim que começarem a dourar embaixo. Eles continuam a assar e, consequentemente, endurecer mesmo fora do forno.
Não se preocupe se eles estiverem muito macios ao toque. Eles vão ficar mais firmes ao esfriarem.
Mas, se por acaso, você retirou antes do tempo e algum deles parece cru, você pode voltá-los ao forno sem problemas. Como não levam fermento, eles não vão solar e vão terminar de assar.

Etapa 8

8- Retire as fornadas do forno, espere esfriar e passe para potes que fechem hermeticamente ou para sacos plásticos e feche-os muito bem.
Mas jamais embale ou guarde ainda mornos porque a umidade que ainda estará sendo liberada pode amolecer os biscoitos ou, pior, mofá-los.

Etapa 9

9- Se você ou tua familia não consomem uma receita inteira em uma semana, embale pequenas porções em saquinhos plásticos, retirando todo o ar e fechando herméticamente, com um arame proprio.
Ou use um ferro de passar roupa, na temperatura mínima e colocando um guardanapo de pano ou de papél entre o ferro e o saco plástico. O leve calor do ferro será suficiente para selar o saquinho.

Sugestões

Sugestões