Chantilly

Por

O chantilly é um creme de origem francesa, inventado em 1714 por Fritz Carl Vatel, cozinheiro do Castelo de Chantilly. O doce agradou tanto a corte francesa, que os senhores do palácio deram ao creme o nome de seu castelo. Hoje é o doce mais utilizado no mundo da confeitaria.
Mas sempre que uma receita pede Chantilly você se pergunta "e agora?" e recorre ao Chantilly pronto? Esta receita tem sabor e textura muito melhor do que o Chantilly de caixinha, é rápida e muito simples.

  • Fácil
  • 10 min.
  • Econômico

Ingredientes:

  • 500 ml de creme de leite fresco bem gelado
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 4 colheres (sopa) de açúcar refinado ou açúcar de confeiteiro

Preparação:

Etapa 1

Bata o creme de leite na batedeira em velocidade baixa, quando começar a encorpar acrescente a baunilha e o açúcar, aos poucos, sem parar de bater.

Etapa 2

Continue batendo com cuidado e quando obter picos firmes está pronto. Cuidado para não bater demais (vira manteiga), cerca de 5 minutos bastam. Utilize em seguida.

O creme de leite fresco é vendido em garrafinhas plásticas e encontrado em grandes supermercados e padarias.
Se desejar, pode acrescentar chocolate em pó no chantilly. Fica uma delícia.
A receita original pede essência de baunilha, mas você pode usar essências diferentes.
Coloque a tigela e os batedores da batedeira na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de preparar a receita para evitar que o creme se separe.
Se não for usar imediatamente, guarde o chantilly num pote hermético dentro da geladeira. Depois de algumas horas o creme vai perder volume, mas ainda estará bom para consumo após 1 ou 2 dias, para isso basta bater novamente.
Esta receita rende cerca de 4 xícaras.