- 12
- Médio
- 10 min.
- 50 min.
- Moderado
Ingredientes:
- Para a Massa:
- 6 ovos
- 200 ml de vaqueiro liquida (ou 200 gr de manteiga)
- 400 gr de açúcar
- 2 dl de natas
- 360 gr de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 150 gr de miolo de noz moído
- Para o Recheio:
- 1/2 de leite condensado
- 100 gr de miolo de nozes picadas
- Para a Cobertura:
- 2 dl de natas
- 50 gr de açúcar
Preparação:
Etapa 1
Comece por pré-aquecer o forno a 180°C, unte uma forma redonda sem buraco com manteiga ou margarina e polvilhe-a com farinha. Reserve.
Separe as claras das gemas. Numa tigela, bata as claras em castelo bem firmes. Reserve. Á parte, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado, junte as gemas e as natas e bata bem até incorporar todos os ingredientes. De seguida, adicione a farinha misturada com o fermento e o miolo de noz moído (coloque o miolo de noz numa picadora ou processador de alimentos e pique até ficar com uma espécie de farinha), alternando com as claras em castelo e envolva tudo delicadamente (aqui não use a batedeira).
Verta a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 50 minutos. Verifique se está pronto com o teste de palito, assim que esteja no ponto retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.
Entretanto, prepare a cobertura, bata as natas em um chantilly suave não muito espesso adicionado o açúcar aos poucos. Reserve no frio.
Depois de o bolo estar frio, corte-o ao meio de forma a obter duas partes, coloque a parte de baixo no prato de servir e regue com o leite condensado e polvilhe com as nozes picadas grosseiramente. Coloque a outra metade por cima e verta o chantilly por cima do bolo. Na receita original diz para fazer o chantilly bem espesso e barrar todo o bolo com o chantilly. Mas eu prefiro o chantilly mais suave para colocar nos bolos.
Sirva decorado a gosto ou com metade de miolo de noz.