- Médio
- 60 min.
- 40 min.
- Moderado
Ingredientes:
- Bolo
- 2 xícaras (chá) de farinha
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 200g de manteiga com sal
- 4 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 xícara (chá) de água fervendo
- ½ xícara (chá) de buttermilk *
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de baunilha
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- Cobertura
- 175 g de manteiga
- 4 colheres (sopa) de cacau em pó
- 6 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (chá) de baunilha
- 3 ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- 1 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
- 1 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
- Buttermilk*
- ½ xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de vinagre
Preparação:
Etapa 1
Bolo
Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar e o sal. Em uma panela, derreta a manteiga, adicione o cacau e mexa bem. Adicione a água fervente, mexa, deixe a mistura ferver por 30 segundos e desligue o fogo. Despeje sobre a mistura de farinha e mexa levemente. Em uma tigela, misture o buttermilk, os ovos, a baunilha e o fermento. Misture bem e acrescente na mistura de chocolate. Despeje em uma forma de 25 cm x 35 cm (não é necessário untar a forma!) e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por entre 30 e 40 minutos (fazer o teste do palito para ter certeza que está assado).
Etapa 2
Cobertura
Enquanto o bolo assa, faça a cobertura. Derreta a manteiga em uma panela. Adicione o cacau, misture bem e desligue o fogo. Adicione o leite, a baunilha e o açúcar de confeiteiro. Mexa bem. Despeje sobre o bolo ainda quente. Espere esfriar um pouco e salpique as nozes em cima. Deixe esfriar para cortar em quadrados.
Etapa 3
Buttermilk
Misture o leite com o vinagre e deixe descansar por 15 minutos.
Buttermilk é um ingrediente que infelizmente não é largamente comercializado aqui no Brasil. Ele é o que sobra da produção da manteiga, um resíduo ácido muito bom para pessoas com problemas digestivos, pois é mais facilmente consumido pelo organismo. Sim, ele é melhor que leite normal, porque tem menos gordura – afinal, a que tinha ali virou manteiga.
Seu sabor é um pouco azedo e talvez não muito adequado para fazer seu cafezinho com leite, mas lá fora, principalmente nos EUA, ele é muito utilizado em receitas de bolos e pães para amenizar o glúten da farinha e deixar as massas mais fofas e gostosas.
Na falta deste ingrediente nos mercados brasileiros, é possível fazê-lo de duas formas: batendo creme de leite fresco (o que bate chantilly) até virar manteiga e reservar o líquido extra – aquilo é buttermilk – ou fazer uma substituição rápida com leite e limão. Dá-se um jeito para tudo, não é?
Sugestões
-
Bolo salgado da vovó Ana 4.8/5 (276 Votos) -
Lavínia 4.6/5 (466 Votos)
Sugestões
-
Bolo de Chocolate com Recheio de... 4.9/5 (115 Votos) -
Quibe 4.9/5 (144 Votos)