Bobó de camarão com cogumelos
Por Felipe Almeida
O Bobó de Camarão é o meu prato favorito. A combinação do aipim com o dendê, temperos e camarões é fantástica. Tem gente que acha que usar muito dendê faz com que a comida fique pesada. Por isso, e levando em consideração uma receita da Helena Rizzo (Restaurante Maní – São Paulo), vou dar uma receita mais leve, globalizada e exótica.
- 6
- Médio
- Moderado
Ingredientes:
- MOLHO
- - 3 cebolas
- - 2 cenouras
- - 1 tomate
- - 1 talo de alho-poró
- - 3 dentes de alho
- - 40 ml de azeite
- - meio maço de coentro
- - 2 kg de cabeças de camarão grande
- - 150 ml de vinho branco
- - 2 litros de água mineral
- - 2 colheres de sopa de maisena
- - 100 ml de leite de coco
- - 20 gramas de chocolate picado (mínimo de 70% cacau)
- - 200 gramas de shimeji
- - 200 gramas de shitake
- - sal a gosto (recomendo o grosso)
- PURÊ DE MANDIOQUINHA
- - 1 kg de mandioquinha descascada
- - 200 ml de leite de coco
- - 30 ml de azeite
- - sal a gosto
- PARA REFOGAR O CAMARÃO
- - 20 ml de azeite
- - 1 kg de camarão grande limpo
- - Sal
Preparação:
Etapa 1
Molho do bobó:
Doure a cebola, cenoura, alho e alho poró com 1/3 do azeite até caramelizar numa panela. Numa frigideira antiaderente grande, doure as cabeças de camarão com 1/3 do azeite. Junte os legumes na panela e adicione a salsinha, o tomate e o vinho branco (até evaporar). Cubra com água mineral e cozinhe em fogo baixo por duas horas. Retire a espuma e peneire o caldo. Depois dissolva a maisena no leite de coco e acrescente ao caldo, mexendo sempre até engrossar. Transfira 200 ml do molho para uma panela pequena e, em fogo brando, adicione o chocolate e misture até derreter. Junte essa mistura ao restante do molho e acrescente o sal. Bata no liquidificador e passe no coador mais uma vez. Depois é só saltear os cogumelos (shimeji e shitake) com o 1/3 de azeite restante e misturar ao molho de bobó. O molho está pronto.
Etapa 2
Purê:
Cozinhar a mandioquinha em água e sal até ficar bem macia. Reduzir em 50% o leite de coco numa panela pequena e reservar. Passar a mandioquinha cozida em espremedor e bater num liquidificador potente 1/3 da quantidade com 1/3 do azeite e 1/3 do leite de coco reduzido. Repetir o procedimento até processar tudo bem. Reservar o purê aquecido.
Etapa 3
Camarão:
Processo mais fácil. Numa frigideira antiaderente, colocar o azeite e aquecer bem, dourando por alguns minutos o marisco (já temperado), de ambos os lados, até que fique rosa (cuidado para não passar do ponto).
Para montar um prato bem legal, coloque ao fundo 4 colheres de sopa do purê, um quarto dos camarões, regue com 3 colheres de sopa do molho. Para finalizar, um pouco de raspas de limão siciliano e ciboulette.
Sugestões
-
Shimeji Flambado 2 4.5/5 (116 Votos) -
Bolinho de Bacalhau de batata com... 4.1/5 (292 Votos)
Sugestões
-
Filé mignon com vinho madeira 4.2/5 (319 Votos) -
Bobó de Camarão maravilhoso 3.9/5 (97 Votos)