Charlotte de morango com crumble
Por rukatny_83
Parece que o calorzinho veio finalmente para ficar. Em época de morangos é inevitável não recorrer a eles, uma vez que há uma infinidade de opções para este pequeno fruto de que todos tanto gostamos. Hoje foi a vez de fazer uma charlotte, que alguns fazem com palitos de champagne, mas eu prefiro fazer com bolinho caseiro.
- 8
- Médio
- 90 min.
- 20 min.
- 60 min.
- Moderado
Ingredientes:
- Ingredientes para o bolo:
- 4 ovos
- 200 gramas de açúcar
- 175 gramas de farinha
- Para o creme:
- 500 gramas de morangos
- 200 gramas de açúcar
- 350 ml de natas
- 5 folhas de gelatina neutra
- Mirtilos e menta para decorar
- Para o crumble:
- 100 gramas de bolacha digestiva ou outra
- 25 gramas de manteiga
Preparação:
Etapa 1
Lavamos os morangos e cortamos em metades, reservando alguns para decorar; Colocamos num tacho, juntamente com 250 gramas de açúcar e 50 ml de água. Levamos ao lume e deixamos ferver durante cerca de 8 minutos. Trituramos com a varinha mágica. Colocamos as folhas de gelatina num recipiente com água fria durante cerca de 5 minutos; escorremos e adicionamos ao puré de morangos; mexemos bem e reservamos.
Ligamos a forno a 180°. Untamos um tabuleiro grande com manteiga, forramos com papel vegetal e voltamos a untar. Num recipiente, batemos os ovos juntamente com o açúcar até triplicar de volume e formar um creme esbranquiçado. Cuidadosamente, envolvemos a farinha com a ajuda de uma colher. Vertemos o preparado no tabuleiro e cozinhamos durante cerca de 15 a 20 minutos.
Quando a base estiver cozida, retiramos do forno e deixamos arrefecer um pouco. Barramos ligeiramente com um pouco do puré de morangos e enrolamos como uma torta normal, fazendo alguma pressão; deixamos repousar até arrefecer.
Cortamos a torta em fatias com aproximadamente 1 cm de espessura e forramos com elas o fundo e paredes de uma forma com fundo amovível.
Batemos as natas até ficarem firmes, momento em que adicionamos metade do puré de morangos e misturamos bem. Despejamos na forma forrada com a torta e levamos ao congelador durante cerca de 20 minutos. Retiramos do congelador e acabamos de encher a forma com o restante puré de morangos, formando uma capa gelatinosa. Voltamos a reservar no congelador durante mais meia hora.
Para o crumble, trituramos as bolachas e colocamos numa frigideira juntamente com a manteiga até que a mesma seja completamente absorvida pelas bolachas e estas ganhem uma cor dourada. Retiramos do fogo e reservamos.
Um pouco antes de servir, decoramos com o crumble, os mirtilos, alguns morangos e folhas de menta.
Servir bem frio.
Sugestões
-
Bavarois de biscoito OREO 4.9/5 (252 Votos) -
Pavê de Panetone com Abacaxi 4.8/5 (263 Votos)
Sugestões
-
Catavento de morango 5/5 (108 Votos) -
Crumble de damascos 4.8/5 (459 Votos)