Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Português e Matemática: Únicas Disciplinas que serão obrigatórias para o ensino médio

Por,
Receitas sem Fronteiras

Português e Matemática: Únicas Disciplinas que serão obrigatórias para o ensino médio 

O Presidente Michel Temer assinou hoje MP propondo a reforma do ensino médio, prevendo, dentre outras modificações, o ensino integral e apenas português e matemática como disciplinas obrigatórias. Tudo com a finalidade de tornar o ensino médio mais dinâmico e atraente aos jovens.

A Base Nacional Comum Curricular ainda não está pronta e tem previsão para o início das discussões, o mês que vem, com definição até meados do ano  que vem.

Na MP, está prevista a flexibilização do ensino médio, de modo que cerca de 1,2 mil horas, metade do tempo total do ensino médio, deverá ser destinada ao conteúdo obrigatório a ser definido na Base Nacional. No restante da formação, os alunos poderão escolher prosseguir em cinco trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas - modelo usado também na divisão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - e formação técnica e profissional.

Segundo o Ministro da Educação, Mendonça Filho, “O novo ensino médio tem como pressuposto principal o protagonismo do jovem. Hoje é bastante engessado. Esse modelo caminha na direção da flexibilidade”.

A carga horária obrigatória também deve mudar, das 800 horas para 1,4 mil horas, o que torna o ensino médio integral, com 7 horas diárias. A expectativa do MEC é que o "Novo Ensino Médio" seja iniciado com novas turmas a partir de 2018, após a aprovação da Base Nacional e da MP pelo Congresso Nacional.

O Inglês passará a ser a única língua estrangeira obrigatória, enquanto que espanhol passará a ser optativa, de livre escolha do alunos.

Arte e Educação Física também deixam a obrigatoriedade no ensino médio, permanecendo obrigatórias apenas para o ensino fundamental.

Atualmente, o ensino médio em 13 conteúdos obrigatórios, o que dificulta a escolha de ênfases e diretrizes, segundo o Ministro.

Ao que parece, houve um aceleramento nas mudanças devido à nota obtida pelo ensino médio no país, no Ideb, cuja meta seria 4,3, mas o índice alcançou apenas 3,7, inclusive havendo uma piora significativa nas notas de matemática e, também, o índice de abandono do ensino médio, que está em 6,8%, enquanto que o mesmo índice para o ensino fundamental, é de 1,9%.

Fonte: ebc - Agência Brasil

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Comentar este artigo

5 DEFEITOS que deixam os HOMENS APAIXONADOS! Novo Clipe de Lady Gaga - Perfect illusion