Sua despensa, a vilã do desperdício
A má gestão dos estoque é um fator crítico para unidades de alimentação e nutrição e também é uma fonte de desperdícios em uma casa.
Dá uma dó ter que jogar fora alguns produtos porque acabamos comprando coisas demais, sem planejar os menus, o número de refeições feitas em casa, o número de pessoas presentes...
Nossos truques e dicas
Antes de irmos às compras, devemos olhar o que temos em casa para, só então, fazer a lista do supermercado. Seguir seu planejamento evita compras por impulso e compras para além do necessário, que acabam por abarrotar a geladeira e o armário de comida.
Entre uma compra e outra, divirta-se cozinhando com os ingredientes que você tem em casa. Nada melhor para economizar e exercitar a criatividade. Você nem suspeita dos tesouros que você tem na sua cozinha!
Deparou com um produto para jogar fora? Anote-o para não comprá-lo mais!
Produtos frescos
Verifique as datas de vencimento e organize os produtos por prazo de validade na geladeira, mantendo aqueles mais próximos de se tornarem impróprios para o consumo na frente. Você pode colar uns post-its na geladeira para lembrar-se daqueles produtos que estão próximos de vencer. Ensine a seus filhos a consumir os iogurtes e lácteos que estão mais próximos de vencer.
Se essa data está muito próxima, faça algo que leve este item como ingrediente. Um pudim ou um flan esticam mais um pouco a data de validade do leite.
Temperos, molhos e especiarias
Temos a tendência de comprar novidades que saltam à nossa vista, como molhos para salada, mostardas com temperos, maioneses caprichadas, ketchups saborizados... uma tentação que, por fim, acabam esquecidas numa prateleira ou num canto da geladeira.
E repare bem no preço desses produtos. Certamente são bem mais caros que os originais! Quem nunca descobriu no fundo do armário um vidro de molho inglês vencido há mais de ano e ainda intocado? Que desperdício!
A solução: fazer um inventário de tempos em tempo, principalmente antes de ir às compras ou de fazer um banquete para esvaziar a despensa. Existem aplicativos para celular que ajudam a gerenciar a despensa e até avisam um determinado tempo antes do produto vencer para que você use a tempo!
Congelados e Pré-preparados
Não vá pensando que seu congelador é um buraco sem fundo em que você pode ir colocando coisas infinitamente. Quando você congela algo, pense em consumi-lo em até um mês (use os post-its para lembrar o que está imortalizado por lá).
Os pré-preparados que compramos também têm data de validade, ainda que estejam congelados.
Faça de vez em quando uma operação "cozinhar para esvaziar o congelador". Quem nunca descobriu um produto vencido por lá que levante a mão!
Quer economizar ainda mais? Clique e confira outros artigos:
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Você sabia que existe um jeito simples, rápido e barato de aumentar a durabilidade das bananas?! Confira a dica do chef Damien.
Comentar este artigo