Um programa super in voga: as feiras livres
Lembro-me de ver minhas avós e tias cultivar frutas e hortaliças nos seus quintais e colhê-los momentos antes de comer. Por vezes acompanhávamos só para ter o prazer de pegar uma laranja do pé e ir chupando pelo caminho, enquanto a avó levava um cesto cheio de frutas para fazer sucos e geleias deliciosos.
Nas cidades menores, era comum ver famílias inteiras cozinhando juntas. Esse canto maravilhoso da casa se transformava numa fábrica de confeitos e todos trocavam entre si suas especialidades deliciosas.
Nas cidades grandes, como não tínhamos hortas, o passeio era à feira local. Eu era pequeno e ajudava minha mãe a lavar as frutas, enquanto ela me colocava para saborear coisas diferentes. Uvas, morangos, carambola, jabuticaba... ainda sinto o perfume dessa festa de sabores!
Por que não recuperar esse hábito saudável de comprar diretamente do produtor? As feiras livres estão retomando sua força e produtos orgânicos estão bem mais fáceis de encontrar.
Como funciona?
Cada cidade organiza suas feiras em horários diferentes ao longo da semana. Informe-se com seus vizinhos ou no jornal local. Se eles não trouxerem essa informação, certamente a prefeitura de sua cidade saberá informar.
As vantagens
Os preços costumam ser bem competitivos, já que o número de atravessadores é menor, e a diversidade de produtos chega a ser encantadora.
Leve suas sacolas ecológicas e evite levar embalagens desnecessárias.
Em algumas feiras, você até consegue comprar carnes, queijos e outros produtos agrícolas diretamente do produtor.
É um verdadeiro prazer chegar em casa com sacolas cheias de produtos saudáveis e fresquihos. Depois é só se deliciar com as compras recém feitas!
Tudo isso me deu uma vontade de ir à feira neste fim de semana! Quem conhece uma feira legal que queira indicar para nós?
Quer economizar ainda mais?
Economize na cozinha em 10 passos
Sua despensa - a vilã do desperdício
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Muita gostosura e leveza nestes espetinhos de frutas mais que gourmands!
Comentar este artigo