Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência possível com nosso site e para mostrar uma publicidade relacionada com suas preferências e interesses. Se continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informações OK
Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Pudim "café com leite"

Falar na Proclamação da República é também falar de café. O surto econômico propiciado por essa monocultura acumulou riquezas e criou uma nova classe de dirigentes, solidificando poderes políticos que culminaram nesta nova condição brasileira. A política do “café-com –leite”, metáfora para o poder de São Paulo e Minas Gerais, marcou as primeiras décadas dos governos do Brasil.
A força do café em nosso país é detalhada pela autora Ana Luiza Martins em seu livro A História do Café. De acordo com seus relatos, o primeiro presidente da República civil – Prudente de Moraes – já sinalizava a força do poder cafeicultor. Em 1898, Campos Salles (paulista, fazendeiro e bacharel) foi o segundo presidente a consolidar essa estrutura política baseada no poder de São Paulo e Minas Gerais.

A receita de hoje me parece ideal para celebrar a Proclamação da República. Com uma homenagem ao termo “Política café com leite”, trago uma versão diferente de pudim que faz menção a este período. Além de ser uma delícia, é também uma opção diferente de sobremesa.


Compartilhe nossas receitas com seus amigos ou familiares, basta digitar seus endereços de e-mail nos campos abaixo. Um e-mail será enviado diretamente para eles, contendo o link para que eles possam acessar as receitas que você compartilhou. O Receitas sem Fronteiras agradece!

Enviar a receita para um amigo

* campos obrigatórios.
Gostaríamos de lembrá-lo que estes endereços de e-mail não são cadastrados em nosso site e nenhuma mensagem indesejável ou spam será enviada.

Se esta é sua primeira participação no Receitas sem Fronteiras, você receberá um e-mail dando-lhe a possibilidade de se cadastrar para participar ativamente da nossa "cozinha"!