Pudim "café com leite"
Falar na Proclamação da República é também falar de café. O surto econômico propiciado por essa monocultura acumulou riquezas e criou uma nova classe de dirigentes, solidificando poderes políticos que culminaram nesta nova condição brasileira. A política do “café-com –leite”, metáfora para o poder de São Paulo e Minas Gerais, marcou as primeiras décadas dos governos do Brasil.
A força do café em nosso país é detalhada pela autora Ana Luiza Martins em seu livro A História do Café. De acordo com seus relatos, o primeiro presidente da República civil – Prudente de Moraes – já sinalizava a força do poder cafeicultor. Em 1898, Campos Salles (paulista, fazendeiro e bacharel) foi o segundo presidente a consolidar essa estrutura política baseada no poder de São Paulo e Minas Gerais.
A receita de hoje me parece ideal para celebrar a Proclamação da República. Com uma homenagem ao termo “Política café com leite”, trago uma versão diferente de pudim que faz menção a este período. Além de ser uma delícia, é também uma opção diferente de sobremesa.
Compartilhe nossas receitas com seus amigos ou familiares, basta digitar seus endereços de e-mail nos campos abaixo. Um e-mail será enviado diretamente para eles, contendo o link para que eles possam acessar as receitas que você compartilhou. O Receitas sem Fronteiras agradece!