Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Entrevista de Olivia



Entrevista realizada por Jonathan Entrevista realizada por Jonathan

Nós entrevistamos Olivia!

Visite o blog: Alquimia dos Tachos.


Visite o perfil e as receitas de Olivia.



"Adoro fazer experiências! Adoro pegar em receitas tradicionais e dar-lhes um ar mais moderno e atraente."



Olá Olivia, conte para nós...


Como surgiu a idéia de criar um blog e como se deu o desenvolvimento dele?


Cerca de quatro meses antes do início do blog (em 2010), registei-me numa comunidade de partilha de receitas, o Sabor Intenso (http://www.saborintenso.com), onde cheguei a partilhar umas três centenas de experiências culinárias (que ainda lá continuam).
O apoio por parte dos membros desse grupo era muito grande e incutiu-me o gosto pela partilha das receitas.

A dada altura, eu que não sou nada dada a papéis, senti necessidade de criar um espaço só meu, onde pudesse guardar as minhas receitas, quer para as consultar (de forma fácil e rápida) quando tivesse necessidade, quer para as partilhar com os amigos que depois de provar o que eu fazia me pediam a receita.

Eu via o blog como uma espécie de base de dados, um repositório rudimentar de receitas, ilustradas com umas fotos muito básicas, mas que serviam o propósito para o qual foi criado.

Os comentários positivos começaram a chegar, bem como as visitas de pessoas vindas de todo o lado. Foi aí que eu percebi que o blog já não era só meu e dos meus amigos. Foi como se ganhasse vida própria e eu deixe-me ir! Ganhei-lhe o gosto e nunca mais consegui parar de publicar.

De forma geral, como você aborda cada tema em seu blog, como você escolhe as fotos e os assuntos? Você tem algum colaborador?


De uma forma geral eu tento escrever um pequeno texto antes da receita, que de alguma forma esteja relacionado com a mesma. As fotos são sempre correspondentes à experiência feita por mim e sempre tiradas por mim ou pela minha filha.

O blog é apenas admnistrado por mim, mas conto com alguma ajuda da minha filha. Para além das fotos, ela dá-me alguma ajuda com a parte estética do blog (banner, logótipo, etc.)

Na culinária, fale-nos um pouco sobre o que você mais gosta! Existe alguma coisa que você não gosta?


Na culinária, eu posso dizer que gosto de praticamente tudo. Adoro fazer experiências! Adoro pegar em receitas tradicionais e dar-lhes um ar mais moderno e atraente.

Apesar de gostar mais de algumas coisas do que de outras, creio que não há nada (que eu tivesse provado) que eu consiga afirmar que não gosto mesmo!

Você tem algum tipo de influência vinda de países, chefs e tipos de pratos, ou ainda, existe algum interesse da sua parte por alguma área específica da Gastronomia?


O meu interesse na área da Gastronomia aumenta a cada dia que passa! Sinto uma enorme vontade de experimentar coisas novas (tanto para provar, como para cozinhar)

Obviamente, somos influenciados por tudo! Eu consumo muitas revistas, livros, blogs e programas TV de culinária. Tudo isso acaba por me dar mais conhecimento na área da gastronomia e acaba por refeletir-se nos pratos que eu confeciono.

E o que não pode faltar de forma alguma na sua cozinha, em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ... ?


Os que me conhecem e já visitaram a minha cozinha, sabem que eu vivo rodeada de utensílios, aparelhos, equipamentos e todos os gadgets que eu possa comprar.

Claro que sei cozinhar sem recorrer a eles, mas que me fazem falta... isso é inegável.

Dentre suas receitas, você tem uma preferida e que você gostaria de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para você?


Sim, tenho uma receita pela qual eu nutro uma afeição especial: Os Pastéis de Tentúgal (http://www.alquimiadostachos.com/2011/09/pasteis-de-tentugal.html).

Participei num concurso de gastronomia tradicional portuguesa e estes pastéis, além de me levarem até à final, mereceram um rasgado elogio de um chefe detentor de Estrelas Michelin.

Gostaria muito que todos os leitores fossem dar uma olhada nos Pastéis de Tentúgal. São fáceis de fazer e super deliciosos!

Você poderia deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


Sim, gostaria de deixar uma mensagem de gratidão a todos os que já visitam a minha página, bem como a todos os que passarão a visitar.

Sugiro que continuem por aqui, no Receitas sem Fronteiras, pois há cá muita coisa boa para se experimentar!

Aproveito ainda para deixar um abraço!



Obrigada Olivia por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 24/07/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista