Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Entrevista de Ana



Entrevista realizada por Jonathan Entrevista realizada por Jonathan

Nós entrevistamos Ana!

Visite o blog: Petiscos e Miminhos.


Visite o perfil e as receitas de Ana.



Olá Ana, conte para nós...


Como você teve ideia de criar o blog ‘Petiscos e Miminhos’. Como se deu o desenvolvimento do mesmo?


Inicialmente criei este blog para publicar as ementas da semana da cafetaria da Fundação Escultor José Rodrigues, onde trabalhava na altura. Como era apaixonada e leitora assídua de blogs de culinária, resolvi usar o espaço para publicar receitas e fotografias.
O desenvolvimento do blog deu-se naturalmente, à medida que o tempo foi passando foram aumentando os seguidores e as visualizações. Consequentemente, também me tornei mais exigente com as minhas publicações e tento sempre aprender mais sobre culinária e fotografia.

De forma geral, como você aborda cada tema em seu blog, como escolhe as receitas e as fotos? Existe um tema/área em especial que te interessa mais na Culinária?


Tenho uma inclinação natural para pastelaria (doce e salgada), adoro misturar massas com legumes e frutas frescas. Geralmente publico receitas sazonais, pois gosto de cozinhar com ingredientes frescos que encontro no mercado, eles são a minha maior fonte de inspiração.

Conte-nos sobre algo que você não gosta na Gastronomia. E também sobre o que você mais gosta.


O único defeito da gastronomia e da culinária é que quando abusamos podemos ficar com uns quilinhos a mais, por isso acho mesmo importante desfrutar de tudo mas com moderação (ás vezes é difícil).

Sendo originária de um país onde a comida, a família e os amigos andam de mão dada, posso afirmar que o melhor da gastronomia é a capacidade de reunir as pessoas de quem mais gostamos á volta de uma mesa.

Você disse que mora no Porto. Conte para os leitores brasileiros do Receitas sem Fronteiras sobre o melhor da gastronomia desta cidade fascinante.


O Porto é realmente uma cidade fascinante e bonita. Somos uma região premiada com um dos melhores vinhos do mundo, o conhecido Vinho do Porto que geralmente é bebido como um licor, mas também é muito usado para aromatizar sobremesas de fruta e bolos.

Os pratos típicos são bastante ricos em carne e em enchidos. Posso destacar as “Tripas á moda do Porto”, que dão o nome aos habitantes da cidade – os tripeiros. Este prato consiste numa combinação de vários tipos de carnes, tripas, enchidos e feijão branco. Outra iguaria local é a “Francesinha” uma espécie de sanduíche recheada com carne e enchidos, coberta em queijo e acompanhada de um molho picante.

Em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ingredientes... O que não pode faltar na cozinha?


Sou muito prática no que toca a utensílios de cozinha. Estes devem ser funcionais, fáceis de manobrar mas sobretudo fáceis de lavar.

Preciso de ter por perto uma boa faca (bem afiada), uma tábua (de preferência de madeira), colheres de pau e uma vara de arames.

Os equipamentos eléctricos também são bem-vindos, especialmente todos aqueles que servem para triturar e bater.

Dentre suas receitas, você tem uma preferida e que gostaria de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para você?


É muito difícil indicar uma receita como a minha preferida (gosto de todas cada uma á sua maneira). No entanto, tenho um carinho especial pelas receitas de bolos de aniversário, pois são sempre pensados para o aniversariante e fazem parte de um dia especial.

http://petiscosemiminhos.blogspot.pt/2013/06/bolo-de-aniversario-baunilha-e.html
http://petiscosemiminhos.blogspot.pt/2013/06/bolo-de-anos-bolo-de-iogurte-com.html
http://petiscosemiminhos.blogspot.pt/2013/04/bolo-de-aniversario-bolo-de-cenoura-e.html

Você poderia deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


O segredo para um bom prato: bons produtos e muito amor!



Obrigada Ana por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 11/08/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista