Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Entrevista de Fernanda



Entrevista realizada por Jonathan Entrevista realizada por Jonathan

Nós entrevistamos Fernanda!

Visite o blog: Na cozinha lá de casa.


Visite o perfil e as receitas de Fernanda.



"Ao entrarem na cozinha para preparar um alimento, concentre-se e se deixe conduzir, você vai se surpreender com o resultado."



Olá Fernanda, conte para nós...


Como surgiu a ideia de criar um blog de culinária e como se deu o desenvolvimento dele?


Sempre gostei de cozinhar e inventar na cozinhar, mas nunca tinha passado pela minha cabeça ter um blog de culinária. Um dia em conversa com uma conhecida ela contou que tinha um blog e me deu o endereço. Fui tentar acessar e acabei criando um blog, sem querer rsss. Este blog tinha de tudo um pouco, inclusive, este era o nome dele, eu fazia postagens esporádicas e uma dia estava fazendo uma receita e pensei: por quê não? Neste dia surgiu o 'Na Cozinha lá de Casa... de tudo um pouco', no início tímido, bem pequenino, mas como todo 'filho', ele foi crescendo, fazendo amigos, passou a visitar outras cozinhas, diminui o nome para' Na Cozinha lá de Casa', começou trazer um pouquinho de receitas daqui, dali.
E hoje estamos aqui, quer demonstração maior de que ele esta crescendo?!

De forma geral, como você aborda cada tema em seu blog, como você escolhe as fotos e os assuntos? Você possui colaboradores?


Com exceção das postagens iniciais, meu blog é 100% de culinária. Os assuntos abordados quando não são receitas, giram em torno de receitas, execução, conceitos do mundo culinária tanto físico como virtual, tenho também textos da campanha, que um grupo de blogueiros de culinária fazem todos os anos, contra o plágio.

No texto da postagem procuro, logo de cara, despertar no leitor o interesse em ler até o fim. Invariavelmente faço opções por textos curtos, e procuro imprimir ao texto um tom pessoal, como se fosse uma conversa sentada na mesa da minha cozinha.

Minhas receitas, na maioria das vezes, possuem fotos com o passo-a-passo e do prato finalizado. Em geral de para escolher a foto de uma receita tiro em média 40 fotos, para tentar escolher duas ou três que tenham ficado melhores, na melhor luz, que valorizou mais o prato. Resumindo, blogueiro de culinária come comida fria, pois demora para conseguir a foto ideal.

No blog tenho algumas receitas feita por colaboradores, mas não é constante e estão sempre referidos nos blogs, mas degustadores tenho vários.

Na culinária, fale-nos um pouco sobre o que você mais gosta! Existe alguma coisa que você não gosta?


Sou uma pessoa, como posso dizer, salgada, minhas receitas em sua maioria são de comidas salgadas.

Não dá para falar do que eu mais gosto, vamos resumir assim, gosto de comida boa.

Olha eu como de tudo, tudo mesmo, posso até não gostar de um ou outro ingrediente, tempero, legume, vegetal, mas quando falo que não gosto de alguma coisa, pode ter certeza que comi para poder afirmar que não gosto. Tem uma fruta que não gosto e não como nada que leva a mesma, ainda que artificial, é a manga.

Vemos que você dá ênfase à fotografia em seus posts. Você possui alguma técnica específica ou confia em seus instintos?


Alio meu instinto com algumas técnicas que fui apreendendo com o tempo e trocando opinião com outros blogueiros de culinária.

E o que não pode faltar de forma alguma na sua cozinha, em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ingredientes...?


Nossa.... difícil. Tudo na cozinha é essencial para algum preparo... na minha cozinha não pode faltar tesoura utilizo para picar ervas de toda espécie; e cola branca, um santo remédio para queimaduras porque sim, cozinheira queima e muito.
Ah, e um excelente azeite.

Dentre suas receitas, você tem uma preferida e que você gostaria de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para você?


Sou ultra suspeita para fazer esta escolha e tive que pedir ajuda dos degustadores, que elegeram o Salmão em Crosta de Sal Grosso e o Feijão Tropeiro como imperdíveis.

Eu falaria para não deixarem de experimentar o Carneiro ao Molho Escuro.

Você poderia deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


Ao entrarem na cozinha para preparar um alimento, concentre-se e se deixe conduzir, você vai se surpreender com o resultado.



Obrigada Fernanda por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 25/07/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista