Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Entrevista de Chilli Com Todos



Entrevista realizada por Jonathan Entrevista realizada por Jonathan

Nós entrevistamos Chilli Com Todos!

Visite o blog: Chilli Com Todos.


Visite o perfil e as receitas de Chilli Com Todos.



Olá Chilli Com Todos, conte para nós...


Como você teveideia de criar seu blog ‘Chilli com Todos’? De onde você tirou a ideia para o titulo da página?


Apesar de gostar muito de cozinhar, sou um pouco disperso no que diz respeito a receitas. Muitas vezes acontece querer fazer esta ou aquela receita e não me lembrar como se faz, ou não saber onde guardei a receita. A ideia do blog surge para resolver esse problema, obriga-me não só a registar as receitas como a manter uma rotina de pesquisa de ingredientes e novas receitas, aliado a um trabalho fotográfico estimulante.

O nome é uma referência ao clássico prato português "Bacalhau com Todos", não que seja muito apreciador de tal prato, mas gosto muito de Chilli, o fruto. Quando percebi que o usava tanto, às vezes até abusava, ficou Chilli com Todos.

Par cada receita publicada, existe uma foto de qualidade incrível. Como você escolhe estas receitas e poderíamos nos contar mais sobre a produção das fotos?


Esse foi outro dos motivos que me levou a criar o blog. Sempre trabalhei com fotografia e especificamente a fotografia de comida é uma categoria que me interessa bastante. Não tinha qualquer experiência nessa área, portanto era mais um desafio. Por vezes aquilo que me motiva a escolher uma receita é o trabalho fotográfico que posso fazer com ela. Gosto de pensar na luz, na composição, em como tirar aquela fotografia que te leve a pensar "quero comer isto!".

Às vezes é difícil! Se a receita é boa mas por alguma razão não consegui um bom resultado fotográfico, não a publico. Por outro lado as receitas vão aparecendo ao sabor dos produtos frescos e sazonais, especialmente aqueles que crescem na minha horta. Os livros e os blogs que leio também influenciam muito essa escolha.

Então, conte-nos sobre algo que você não gosta na Gastronomia. E também sobre aquilo que você mais gosta.


Não gosto de atum enlatado, perde todo o seu interesse! Nem comidas processadas, pré-cozinhadas ou com demasiados aditivos. Faz-me confusão não saber o que estou a comer, de onde vem ou quem produziu. E isso é algo que me preocupa cada vez mais!

É muito difícil nomear aquilo que mais gosto em gastronomia! Adoro tudo o que é pastas com ingredientes da estação. Os pratos mais simples são geralmente os mais marcantes. Não resisto a um bom caril, a peixe fresco.

Mas essencialmente gosto das experiências que a gastronomia proporciona e das memórias. Cozinhar e comer é partilhar. A gastronomia é um poderoso instrumento de comunicação, talvez dos mais honestos e transparentes que conheço!

Vemos que você gosta muito de viajar, então, conte-nos sobre suas influências na Gastronomia. A culinária portuguesa é a mais inspiradora para você ou existem outras que significam tanto quanto para você?


Tenho muita empatia pela gastronomia italiana e admiro muito o respeito e o lugar que os italianos dão à comida na sua vida. Por isso Itália é recorrentemente uma fonte de inspiração.

Mas Portugal tem pratos incríveis e produtos regionais de excelente qualidade! Muitos deles, provavelmente os mais interessantes, são concebidos com poucos recursos, geralmente em zonas mais remotas e pobres do país onde a necessidade obrigava a cozinhar com o que existia à volta. Voltei recentemente dos Açores onde comi o típico caldo de peixe, por exemplo. Um prato tão simples! Peixe de qualidade é servido com o seu caldo juntamente com uma sopa de pão aromatizada com canela e hortelã.

Este tipo de pratos, simples, deliciosos e com tradição são de uma enorme riqueza!

Em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ingredientes... O que não pode faltar na cozinha?


Uma boa faca afiada, uma dispensa recheada de especiarias, queijo parmesão, azeite de qualidade e plantas aromáticas!

Dentre suas receitas, você tem uma preferida e que gostaria de indicar para os nossos leitores?


É terrível quando tenho de nomear uma receita preferida, simplesmente não consigo! Mas vou indicar esta receita de pão: http://chillicomtodos.com/como-fazer-um-pao-caseiro-perfeito-e-quase-sem-trabalho/

Porque é cada vez mais difícil encontrar pão de qualidade a um preço razoável. Com esta receita simples não perco muito tempo a fazer pão e posso variar conforme me apetecer. Para além de que é delicioso sentir o cheiro de pão fresco que aromatiza a casa!

Você poderia deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


Nunca mais me esqueci de uma frase que certa vez ouvi o Jamie Oliver dizer. Vou partilhar em inglês porque nao faz sentido traduzir: "Life is to short to eat crap!"



Obrigada Chilli Com Todos por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 14/08/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista

Parabéns, o blog está muito bom. Receitas bonitas e fotos deliciosas. Vou ficar de olho.
Sandra Cabeçadas

Comentado por

É sem dúvida um blog de passagem obrigatoria! E ficamos aí colados às receitas fantasticas que sempre acompanham fotografias fantasticas!
Para "comer" com os olhos!!
E concordo com a citação final! A vida é demasiado curta...
Beijinhos,
Mena

Comentado por