Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Entrevista de Mel do blog A Foto do Dia!



Entrevista realizada por Mélanie Entrevista realizada por Mélanie

Nós entrevistamos Mel do blog A Foto do Dia!!


Visite o perfil e as receitas de Mel do blog A Foto do Dia!.

Descubra sua receita favorita: Frango engrossadinho da Vovó Cristina



“Photographier : c'est mettre sur la même ligne de mire la tête, l'oeil et le coeur.” ― Henri Cartier-Bresson



Olá Mel do blog A Foto do Dia!, conte para nós...


Como surgiu a idéia de criar um blog e como se deu o desenvolvimento dele?


Sou apaixonada por fotografia e sempre me senti um pouco frustrada por guardar minhas fotos sem compartilhá-las! Resolvi então começar a brincadeira postando uma foto por dia no Facebook, mas logo percebi que o ideal mesmo seria um blog! A idéia de "uma foto por dia, todo dia" surgiu há muitos anos, quando participei de um site francês, que infelizmente não existe mais, onde os internautas se cadastravam, recebiam uma "data certa" e naquele dia previsto teriam que enviar quatro fotos ilustrando seu dia. Era super simpático, então, quando resolvi publicar minhas fotos, lembrei dessa proposta e achei que seria uma idéia interessante publicar uma foto por dia, todo dia!

De forma geral, como você aborda cada tema em seu blog, como você escolhe as fotos e os assuntos? Você tem algum colaborador?


Os temas são abordados aleatoriamente, eu tento variar os assuntos para que ele fique interessante, mas não sigo linha de postagem. Divertido mesmo é quando consigo registrar algum evento ou acontecimento especial! E quanto aos colaboradores, eles são extra oficiais, amigos que tbém gostam de fotografia participam enviando fotos para o blog!

Apesar de ser um blog fotográfico, existe uma paixão enorme pela gastronomia, como isso se misturou?


A paixão pela gastronomia é de família! Minha avó cozinhava divinamente, meus pais também, mas a paixão da minha mãe são as tortas e sobremesas em geral! Isso sem contar a velha guarda de tios avós que eram todos cozinheiros de mão cheia e a família sempre teve tradição de se reunir em torno de uma boa mesa, como bons mineiros que somos!
Tenho uma queda pela fotografia culinária, a mistura de cores pode criar resultados maravilhosos e com a proposta de uma foto por dia e a paixão pela cozinha, acabo postando muitos pratos que fazemos aqui em casa!

Na culinária, fale-nos um pouco sobre o que você mais gosta! Existe alguma coisa que você não gosta?


Sou apaixonada pela culinária francesa e japonesa, oriental de modo geral, mas como uma boa gourmand, adoro quase todas as cozinhas do mundo. Não tenho uma inspiração única! Gosto de me aperfeiçoar e acabo enveredando por caminhos diferentes a cada descoberta!
O que não gosto?!... Respeito todas as culturas, mas pratos estranhos não são minha praia! Espetinhos de escorpião e insetos em geral, o queijo "Casu marzu" italiano, o tubarão fermentado da Islândia, a buchada de bode,... deixo para os mais corajosos! Mas, apesar de classificada como "exótica", a carne de canguru é deliciosa! Vale a pena experimentar!

Você tem algum ingrediente em especial que, se pudesse, usaria em todas as suas receitas?


Vários, principalmente amor e bom humor, mas uma pitadinha de sal nos doces e de açúcar nos salgados, é fundamental! :o)

E o que não pode faltar de forma alguma na sua cozinha, em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ... ?


Hummmmmm... vale uma câmera fotográfica?! Rs...

Como fotógrafa amadora, você dá ênfase à fotografia de seus pratos. Você possui alguma técnica específica ou confia em seus instintos?


A técnica é fundamental em qualquer tipo de fotografia, o estudo da luz é vital! Mas nada disso funciona sem o instinto, é ele que faz com que uma foto não passe desapercebida aos olhos de quem a vê!

Na minha opinião, uma das frases mais perfeitas em relação à fotografia foi dita por Henri-Cartier Bresson "Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração" e é exatamente o que tento fazer, usar a cabeça para obter o resultado que meu olhar captou e, assim, atingir o coração (ou melhor, o estômago!) de quem está do outro lado, vendo a foto!

Mas nem sempre dá tempo, tiro muitas fotos de pratos minutos antes de servi-los, então, só vale o instinto! A fotografia culinária demanda tempo e os pratos, normalmente, são montados especialmente para este fim, a maior parte nem é saboreado depois da foto! Um desperdício para todo bom gourmand!!! :(

Dentre suas receitas, você tem uma preferida e que você gostaria de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para você?


Acho que toda receita é, à sua maneira, especial e claro que cada um tem as suas preferidas! Vou escolher uma que tem gosto de infância pra mim e que aprendi a fazer com a minha mãe. Considero esta receita especial porque, ao mesmo tempo que ela me remete a minha infância, minha mãe sempre conta histórias sobre o "frango ensopado da vovó Cristina", bisavó dela e de como ela ia até a horta buscar ervas frescas como alecrim para temperar o frango ! Uma receita simples, rápida, fácil de fazer e que marcou gerações da minha família! O frango ensopado da vovó Cristina!

Você poderia deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


Cozinhem, fotografem e vivam com o coração, ele é um senhor tempero e tudo é mais gostoso quando é bem temperado!



Obrigada Mel do blog A Foto do Dia! por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 15/07/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista