Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Entrevista de Elisa



Entrevista realizada por Jonathan Entrevista realizada por Jonathan

Nós entrevistamos Elisa!

Visite o blog: Frango e Farofa.


Visite o perfil e as receitas de Elisa.



" Eu penso que é melhor gastar um pouquinho mais em algo que vá te dar prazer ao saborear, do que economizar para fazer a mesma coisa e no final comer só por comer - ou pior, por falta de opção."



Olá Elisa, conte para nós...


Sabemos que você possuía outro blog chamado TuttoDolce. No entanto, como surgiu a ideia de criar o ‘Frango e Farofa’ e como se deu o desenvolvimento dele?


O Tutto Dolce era o blog que eu usava para divulgar meu trabalho com doces, pães de mel e lembranças para casamentos, aniversários e nascimentos. O nome do blog era minha marca e aí aproveitava e postava algumas outras receitinhas para estar sempre chamando atenção. Com o tempo mudei completamente de profissão (hoje sou fotógrafa) e o nome do blog já não fazia mais sentido, até porque posto várias receitas salgadas. Nasceu então o Frango e Farofa - Cozinha Democrática, que mostra de tudo um pouco - desde comidinhas mais sofisticadas até a culinária mais simples.

De forma geral, como vocês abordam cada tema em seu blog, como escolhe as fotos e as receitas? Você possui colaboradores?


Faço tudo sozinha e na maioria das vezes a colaboração é só do marido, que é meu cobaia (e lava as louças! rs).
As receitas refletem muito do que sou como "cozinheira". Só posto o que gosto (várias receitas testadas não foram aprovadas) e faço - na maioria das vezes - coisas rápidas e fáceis! As vezes me programo para fazer e testar algumas receitas específicas, mas na maioria as coisas vão surgindo a partir de ingredientes que tenho em casa. Como sou fotógrafa, fazer as fotos é a parte mais fácil do trabalho. rs

Na culinária, fale-nos um pouco sobre o que você mais gosta! Existe alguma coisa que você não gosta?


Eu não tenho habilidade de fazer um monte de pratos ao mesmo tempo, então minha marca registrada são pratos únicos. Uma massa, risoto ou carne que pede somente um acompanhamento. Passou disso eu me embolo e não consigo fazer. Além disso, meu objetivo é ajudar pessoas como eu - que não tem muito tempo mas gostam de comer bem. Então procuro sempre fazer coisas práticas e rápidas.

Coisas que eu adoro: doces em geral (sou formiga) mas prezo pelo sabor e não pela doçura em si. Coisas "meladas" não me agradam. Também adoro uma boa massa, principalmente com molho vermelho bem feito. E pizza, que é minha grande paixão. Se deixar como todos os dias. rs
Coisas que não gosto: bacon, bacon e bacon. Detesto mesmo! Esse aí é um ingrediente que nunca aparecerá em minhas receitas. Até o cheiro me faz mal. Também não gosto de comida mexicana e de nada defumado. Tirando isso até que sou tranquila.

Sua descrição no blog é bastante curiosa '‘Organizada, metódica, maníaca por limpeza, exigente, enfim ... chata!". Você se considera exigente consigo mesma em relação ao conteudo do blog e seus pratos?


Sim, sou muito exigente. Se faço alguma coisa que ficou ruim ou só ok, não publico de jeito nenhum. Ao longo do tempo fui recebendo muito feed back de leitores que fazem minhas receitas, então sinto uma responsabilidade em postar coisas que fiquem boas porque não acho legal perdermos tempo e ingredientes na cozinha para fazer algo que não fique bom. Eu sempre fui muito perfeccionista e na cozinha não seria diferente. Eu sou adepta da gastronomia francesa - prefiro comer pouco e bem do que comer muito algo que está só razoável.

E o que não pode faltar de forma alguma na sua cozinha, em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ingredientes...?


Nossa, já fiz essa lista mentalmente várias vezes. Vou citar itens, pra facilitar:

Eu sou maníaca por eletroportáteis, então tenho vários e uso todos: processador, batedeira planetária, liquidificador e maquina de pão - esses são os que não vivo sem. Os outros eu uso com menos frequência, mas uso.

* Utensílios indispensáveis que eu acho que todos deveriam ter: Uma boa frigideira anti aderente, formas e travessas em tamanhos variados - preferencialmente anti aderentes, fouet, espátulas de silicone, colher de pau, um bom ralador de queijos, bowls de vidro ou inox em tamanhos variados, boas facas - sempre amoladas, uma boa tábua de madeira ou bambu e panelas de qualidade (as minhas são de inox e de ferro fundido - da Staub)

* Ingredientes indispensáveis, que não faltam nunca na minha cozinha: latas de tomates pelados, azeite extra virgem, alho e cebola, ervas, queijos variados, manteiga, creme de leite, ovos, massas em formatos variados e arroz arbóreo. Com esses ingredientes consigo fazer muitos pratos, dependendo do que tem no dia (carnes, legumes, frutas ...)
No lado dos doces, não fico nunca sem leite condensado, chocolate em pó e um bom chocolate em barra - preferencialmente amargo.

Dentre suas receitas, vocês têm uma preferida e que gostariam de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para vocês?


A minha receita preferida é sem dúvida a do molho de tomates. Ele fica maravilhoso e o bom é sua versatilidade - já que pode ser usado para fazer um bom bolonhesa, pizzas, cachorro quente, risotos, estrogonofe, etc. É tipo receita curinga.
http://www.frangoefarofa.com.br/2011/11/o-melhor-molho-de-tomate-da-vida.html
Mas tenho que confessar que o que faz mais sucesso no blog é a dica de como fazer frango desfiado super fácil. rs
http://www.frangoefarofa.com.br/2013/04/frango-desfiado-mega-facil.html

Das receitas doces eu não consigo decidir só por uma, mas a que é mais frequente aqui em casa é sem dúvida a do pudim de leite condensado.
http://www.frangoefarofa.com.br/2011/09/pudim-de-leite-condensado.html

Vocês poderiam deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


Uma coisa que aprendi com o tempo e que tento passar para os meus leitores é sempre usar ingredientes de qualidade e nunca fazer substituições "toscas" - tipo trocar manteiga por margarina ou chocolate em pó por achocolatado.
Eu sei que as vezes a gente quer fazer economia - e eu também faço. Mas com algumas coisas simplesmente não dá. Já vi muitas receitas ficarem péssimas pelo uso de ingredientes sem qualidade e nesses casos é pior - porque o tempo e o dinheiro já foram perdidos. Eu penso que é melhor gastar um pouquinho mais em algo que vá te dar prazer ao saborear, do que economizar para fazer a mesma coisa e no final comer só por comer - ou pior, por falta de opção.

Dá pra comer bem, de forma saudável e gastando muito menos do que se fosse comer na rua.



Obrigada Elisa por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 01/08/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista