SAÚDE: 10 truques para adotar BOAS TÉCNICAS DE COZIMENTO!
Na cozinha, o cozimento dos alimentos é uma das etapas mais importantes na realização de uma receita. É preciso dizer que ela tem papel importante sobre o sabor de seus alimentos, suas contribuições nutritivas. Ele é tão importante quanto saber limitar as quantidades de gorduras nas preparações para fazer uma cozinha sadia.
Veja nossos 10 itens importantes para um cozimento sadio e correto!
1 - Prefira o cozimento a vapor. A couve-flor, o brócolis e o alho poró são perfeitos para este tipo de cozimento. Ele é também ótimo para os peixes de carne tenra como: rouget (salmonete, trilha), tainha, truta, namorado, cação, badejo, bacalhau, pescada, linguado (sole), salmão, robalo, merluza, cambucu e San Piter, tilápia. Para cozer no vapor, use estes temperos: limão, sal, pimenta dedo de moça ou grão preta, salsa e alho poró.
2 - Evite cozinhar os alimentos muito tempo e em temperatura muito alta. Este maus hábitos reduzem nitidamente as contribuições nutritivas dos alimentos.
3 - Nos molhos opte por produtos de laticínio magros para substituir o creme de leite. O leite, os iogurtes naturais e o queijo branco são perfeitos como produtos de substituição.
4 - Utilize frigideiras com revestimentos antiaderentes a fim de evitar todo acrescimo de gorduras supérfluas.
5 - Existem também sprays de azeite, que vão permitir o uso de óleo em doses mínimas, sem risco de ultrapassar os limites. Eles são também perfeitos para as saladas.
6 - Opte pelas novas maneiras de cozimento sem matéria gordurosa. A "placa" é ideal para as brochettes, grelhados... O mesmo acontece com a "wok" para os legumes.
7 - Para os adeptos da churrasqueira, é importante retirar os pedaços de carne queimadas, no caso de você ter esquecido mais tempo no fogo. Comer estas partes calcinadas corresponde a fumar vários maços de cigarro de uma só vez. Aliás, as churrasqueiras a carvão são as mais prejudiciais.
8 - Se você resolver cozinhar uma carne no forno, limite a colocação de gordura, privilegiando a mostarda e os aromatizantes (especiarias), no lugar da manteiga ou óleo.
9 - Pense também no micro-ondas que pode ser muito útil para cozinhar sem gordura. Para isto, basta cozinhar os alimentos num prato recoberto de filme alimentício.
10 - Finalmente, saiba que você lucrará adotando estes conselhos acima citados, mas, sem produtos bons e de qualidade, frescos, estas atitudes terão pouco interesse. Assim escolher bem os alimentos e prepará-los bem e com antecedência (lavar, cortar, temperar...) restam as duas regras de base de uma cozinha sã e dietética.
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Super saudável e a tendência do momento, o smoothie bowl, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso!
Ingredientes:
- 1 xícara bem cheia de morangos
- ½ melão
- 1 banana
- 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
- 1 colher de chá bem cheia de linhaça
- 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)
Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...
Comentar este artigo