Como cozinhar sem receita e se sentir segura do resultado?
Aqui estão algumas dicas e truques para ajudá-lo a se sentir mais confortável em sua própria cozinha. E fique um passo mais perto de ser o chef master dos seus sonhos!
Atenha-se ao que você sabe
Descubra quais sabores você gosta e confie no que você sabe que vai bem junto quando for preparar sua próxima refeição. O gosto de cada pessoa é diferente, mas você ficará mais à vontade cozinhando com ingredientes que lhe são familiares. Por exemplo, se você normalmente prefere uma culinária fresca no estilo mediterrâneo, compre azeite de oliva, tomate, salsa, grãos saudáveis, grão de bico e limão. Se você adora comida italiana, opte por tomates frescos ou enlatados, manteiga, azeite, parmesão, massas e vegetais frescos. Depois de definir seu estilo de cozimento preferido, você saberá quais ingredientes precisa e poderá experimentar de acordo.
Mantenha sua cozinha bem abastecida
Falando em ingredientes essenciais, existem alguns alimentos básicos que recomendamos para todos. Se você os tiver, então pode preparar uma refeição satisfatória simplesmente adicionando dicas de coisas ao longo do processo de cozimento. Produtos que você deve considerar sempre ter:
- Azeite, vinagre, alho, cebola, sal e pimenta, além de qualquer um de seus temperos preferidos
- Macarrão, arroz, grãos, manteiga, leite (ou sua alternativa vegetal favorita), arroz e ovos
- Feijão enlatado, tomate, caldo, leite de coco
Dependendo da sua dieta, mantenha as proteínas de sua escolha na geladeira, freezer ou despensa (se for estável).
Tempero como se sua vida dependesse disso
O tempero é tudo. Se você estiver fervendo macarrão, lembre-se de salgar generosamente a água do cozimento. Para pratos cozidos lentamente, temperar no final geralmente funciona melhor. Antes de tostar ou grelhar seu bife, seja generoso com o sal e a pimenta. Essas pequenas dicas ajudarão a garantir que todos os sabores da comida sejam realçados durante o cozimento. E lembre-se de provar, provar, provar! Você não pode saber se um prato está devidamente temperado sem prová-lo.
Se você ainda não se sente à vontade em usar muitos temperos, tente experimentá-los um por um. Por exemplo, o açafrão é um ótimo complemento para caril, mas também pode ser delicioso em smoothies. E não se intimide com ervas frescas, que podem ser tão eficazes quanto especiarias! Prove à medida que vai colocando e acrescente os seus temperos aos poucos, até atingir o perfil de sabor que mais lhe convém.
Aprenda o básico
Certifique-se de que conhece os fundamentos da cozinha, o que o ajudará a evitar surpresas indesejáveis com as suas receitas. Saber disso de início tornará mais fácil para você preparar algo sem uma receita e realmente se sentir confiante sobre o que está fazendo.
Alguns conceitos básicos com os quais você deve estar familiarizado incluem:
- Por quanto tempo cozinhar os grãos (sempre verifique as instruções da embalagem, pois os tempos de cozimento podem variar)
- A quais temperaturas específicas as proteínas devem ser cozidas para um consumo seguro (ou como saber se elas estão cozidas)
- Como cozinhar no vapor, assar, refogar ou grelhar alimentos
- Como fazer um roux para a base de seus molhos
- Como picar, fatiar e cortar adequadamente diferentes tipos de alimentos
A maioria dessas coisas é muito simples de lembrar, especialmente à medida que você fica mais segura, tranquila, confortável ao cozinhar, mas não há mal nenhum em fazer anotações na cozinha com certas dicas, se necessário.
Divirta-se com isso
Quando você estiver cozinhando sem uma receita, esteja aberto à experimentação. Se você tem uma receita pronta, então você pode brincar substituindo certos ingredientes. Por exemplo, o óleo vegetal pode substituir a manteiga em alguns produtos assados (ou em pratos refogados). Ou, se você cozinha normalmente com azeite de oliva, pode dar um toque asiático aos seus pratos trocando o óleo de gergelim com o molho de soja. Você também pode usar suas receitas favoritas como ponto de partida para pular para sua própria receita nova. As opções são infinitas, portanto, mantenha a mente aberta e não tenha medo de errar, falhar - é tudo um processo de aprendizagem.
Mantenha simples
Se você não se sentir totalmente confortável na cozinha, não se sobrecarregue tentando um prato louco e complexo sem uma receita. Atenha-se ao que você sabe e mantenha a simplicidade. Muitos chefs respeitados e com estrelas Michelin acreditam que um prato bem preparado com poucos ingredientes é melhor do que uma mistura de sabores que não estão em sincronia. Confie em seus instintos e mantenha o controle de sua refeição, provando enquanto faz.
Se você está se sentindo sobrecarregado com a ideia de começar do zero, você sempre pode tentar preparar uma receita que você fez antes, sem procurá-la. Dessa forma, você tem um objetivo final claro, mas ainda permite que seus sentidos o conduzam e se divirta um pouco na cozinha.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
O receita do dia: uma pequena pizza feita no ramequin pra saborear e compartilhar!!!
Comentar este artigo