© Getty Images
3. Piadina
A Piadina é uma opção de dar água na boca, que pode ser preparada na hora e que se adapta a todos os gostos. Gostamos de piadina com stracchino (ou mussarela), rúcula, tomate e presunto cru. Mas cuidado ao escolher alimentos que contenham muita água, você vai deixar a piadina molhada.
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de fermento em pó (fermento para bolo)
- 1 ½ colher (chá) de sal
- 1 xícara (chá) de leite
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
Preparação:
- Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro, junte o azeite e misture com as pontas dos dedos para incorporar, até formar uma farofinha.
- Coloque o leite em duas etapas: junte a metade e, com as mãos, misture bem; adicione o restante do leite aos poucos, misturando com as mãos, até conseguir formar uma bola. Quando desgrudar das mãos, está no ponto.
- Transfira a massa para uma bancada lisa e enfarinhada. Trabalhe, sovando a massa, por no máximo 3 minutos!
- Modele a massa como um cilindro e, com uma espátula de padeiro (ou faca) divida em 6 pedaços iguais. Cubra a massa com um pano de prato úmido para não ressecar durante o preparo dos discos – a massa da piadina leva fermento químico, e por isso não precisa de descanso para crescer. Se não for usar toda a massa, separe o que não vai utilizar, embrulhe em filme e leve ao congelador.
- Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto. Enquanto isso, polvilhe a bancada com farinha e abra um pedaço de massa com rolo de macarrão (ou com uma garrafa de vinho), até formar um disco com cerca de 20 cm de diâmetro.
- Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo na massa – isso evita que a massa infle ao assar. Diminua o fogo para médio e deixe assar por 3 minutos, até que o lado em contato com a frigideira esteja dourado e com pintinhas chamuscadas. Com uma espátula (ou pinça), vire e deixe dourar por mais 2 minutos dourar por igual.
- Transfira para um prato e cubra com um pano limpo e seco, para não esfriar e manter os pães macios. Repita com o restante da massa e sirva a seguir.
OBS: você pode armazenar as piadinas num saco bem fechado por até 3 dias, ou pode congelar
Uma receita que não pode ser mais típica é o famoso "squacquerone and rocket". A propósito, o squacquerone também é um queijo IGP...