© Reprodução / Vix
Locais mais seguros do avião (outros estudos):
Local Seguro: a até 7 fileiras de distância das saídas de emergência - o especialista em segurança de voo da Universidade de Greenwich (Inglaterra), Ed Galea, analisou 105 acidentes aéreos, com relatos de 1.900 sobreviventes. Ele constatou que a maioria delas estava sentada a até 7 fileiras de distância da saída de emergência do avião.
Local Seguro: mais perto da cabine do piloto - Um estudo publicado pelo Air Data Research apontou que passageiros mais próximos da cabine têm mais 65% mais chances de sobreviver.
Local Seguro: nas poltronas do corredor - Nos assentos do corredor as chances de sair ileso a um acidente são de 64%, já que será mais fácil a locomoção pela aeronave para chegar às saídas de emergência.
Local Menos seguro: ficar nas janelas - Justamente porque o acesso às portas de emergência será mais difícil, já que a pessoa teria que esperar que os passageiros do lado saíssem.
Afinal, a traseira do avião é mais segura ou não? - Enquanto o estudo diz que os mais prejudicados são os que estão nos assentos traseiros da aeronave (índice de sobrevivência de 53%), outra pesquisa, do especialista em aviação David Noland, publicado na revista especializada Popular Mechanics, mostra um dado bem diferente do Air Research. Segundo ele, “passageiros próximos à cauda do avião estão até 40% mais propensos a sobreviver em uma queda do que aqueles que estão na parte da frente”, assim como o levantamento feito pela revista "TIME" apontou.
Na verdade, ao que parece, tudo dependerá do tipo de acidente, de suas condições e gravidade, obviamente.
No entanto, as fabricantes de aeronaves discordam. Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, um porta-voz da Boeing disse que qualquer assento é seguro, desde que a pessoa esteja usando cinto de segurança.