© Reprodução / Vix
Procedimentos de segurança:
Mas não é apenas onde se sentar que pode elevar suas chances de sobreviver a um acidente aéreo. Obedecer aos procedimentos de segurança do voo pode ser determinante para a sua sobrevivência, tais como:
Posição fetal - Colocar a cabeça entre as pernas, como sugere as instruções de segurança, protege o crânio e aumenta as chances de deixar o passageiro consciente, para que tenha condições de sair da aeronave rapidamente após a queda. Isso poderia minimizar o impacto e proteger órgãos vitais e ainda facilitar a saída da aeronave em caso de incêndio.
Ficar de cinto, mas ficar atento a como soltá-lo - "Quando estão nervosas, as pessoas tendem a achar que os cintos de segurança dos aviões funcionam como os dos carros e tentam apertar um botão que não existe", disse Galea. Por isso, é importante ficar atento a como funciona o cinto, para o caso de precisar soltá-lo em algum momento. De toda forma, é importantíssimo permanecer com o acessório de segurança para não se machucar durante uma turbulência ou mesmo queda.
Conte o número de assentos da sua poltrona até as saídas de emergência do avião - É uma boa forma de se precaver. Esse mapeamento permite que o passageiro saiba em que direção seguir quando a aeronave estiver tomada por fumaça, ofuscando sua visão.