Canelé fava tonka
Fava Tonka ou cumaru (Espécie:Dipteryx odorata também conhecida por Coumarouna odorata), é oriunda da árvore cumaru, espécie tropical de grandes dimensões, comum principalmente na floresta amazônica. Seu fruto é colhido no chão da floresta, e de cada fruto, uma semente é retirada. Estamos então diante da fava tonka
A fava tonka tem uns 5 cm de comprimento, sendo lisa, dura e de cor roxo-escura, quando madura. Através da trituração ou de processos químicos. De acordo com o Accademia del Profumo, hoje em dia a Venezuela, o Brasil e a Guiana Francesa são os principais produtores mundiais. Citam também que as favas de cumaru podem ser imersas em rum ou cachaça para macerar e depois de secas, se obtém cristais brancos que a recobrem. É destes cristais que o óleo essencial é obtido.
Muito conhecida por suas propriedades medicinais, entretanto o principal valor da semente de cumaru se deve à presença em alta concentração decumarina ou coumarin, cujas propriedades anticoagulantes, limitam a sua dosagem (tal como outras especiarias que devido a certos componentes), têm de ser utilizadas em pequenas quantidades, como a noz moscada, no uso alimentício.
Seus aromas pungentes a amêndoa amarga, caramelo, baunilha, canela e cravinho, fazem dela uma especiaria única. A fava tonka foi por muito tempo utilizada para aromatizar o tabaco, sendo que agora seu principal uso é na perfumaria. É responsável por um aroma a grosso modo similar ao da baunilha, porém um pouco mais suave e especiado.
Ingredientes:
- 1/2 litro de leite
- 250 g de açúcar
- 100 g de farinha
- 2 ovos
- 1 vagem baunilha
- 50 g de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 fava tonka (cumaru) ralada
Detalhes
Pessoas: 12
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 15min.
Tempo de cozimento: 60min.
Custo: Moderado
Preparação:
Etapa 1
Leve 3/4 do leite, adicione a manteiga e baunilha dividida em dois e raspada a um calor de 84 ° C (muito importante).
Etapa 2
misturar enquanto isso, o açúcar, a farinha, o sal, os ovos, leite pouco a pouco e a fava tonka ralada.
Etapa 3
leve à geladeira por 24 horas
Etapa 4
Unte as forminhas com manteiga e polvilhadas com açúcar cristalizado,
Retire a massa para a temperatura ambiente e volte a bater a massa e encha os moldes, mas não até cima. Por ao forno durante 10 min e depois baixe a temperatura para os 180° e deixe mais 30 min.
Sugestões
- Bolo de banana integral 4/5 (371 Votos)
- Cake pop 4.2/5 (156 Votos)
- Bolo de fubá cremoso 4/5 (323 Votos)
- ProveReceita TOP Muffins de chorizo 4.3/5 (315 Votos)
- Patê de abobrinha com cominho e... 4.5/5 (14 Votos)
- Hambúrguer de Soja 4.6/5 (92 Votos)
- Cupcake de Liquidificador 3.8/5 (6 Votos)
- Chanfana de Cordeiro 3.7/5 (7 Votos)
Receitas e dicas em vídeo!
Para tudo! Este Fondant de chocolate, primo do Petit Gâteau, é simplesmente um sonho! Que tal chamar aquela amiga, mãe ou tia e fazer esta delícia juntas?
Comentar essa receita