Charlotte de morango com crumble
Por rukatny_83
Parece que o calorzinho veio finalmente para ficar. Em época de morangos é inevitável não recorrer a eles, uma vez que há uma infinidade de opções para este pequeno fruto de que todos tanto gostamos. Hoje foi a vez de fazer uma charlotte, que alguns fazem com palitos de champagne, mas eu prefiro fazer com bolinho caseiro.
Ingredientes:
- Ingredientes para o bolo:
- 4 ovos
- 200 gramas de açúcar
- 175 gramas de farinha
- Para o creme:
- 500 gramas de morangos
- 200 gramas de açúcar
- 350 ml de natas
- 5 folhas de gelatina neutra
- Mirtilos e menta para decorar
- Para o crumble:
- 100 gramas de bolacha digestiva ou outra
- 25 gramas de manteiga
Detalhes
Pessoas: 8
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 90min.
Tempo de cozimento: 20min.
Custo: Moderado
Adapted from fazecome.blogspot.pt
Preparação:
Etapa 1
Lavamos os morangos e cortamos em metades, reservando alguns para decorar; Colocamos num tacho, juntamente com 250 gramas de açúcar e 50 ml de água. Levamos ao lume e deixamos ferver durante cerca de 8 minutos. Trituramos com a varinha mágica. Colocamos as folhas de gelatina num recipiente com água fria durante cerca de 5 minutos; escorremos e adicionamos ao puré de morangos; mexemos bem e reservamos.
Ligamos a forno a 180°. Untamos um tabuleiro grande com manteiga, forramos com papel vegetal e voltamos a untar. Num recipiente, batemos os ovos juntamente com o açúcar até triplicar de volume e formar um creme esbranquiçado. Cuidadosamente, envolvemos a farinha com a ajuda de uma colher. Vertemos o preparado no tabuleiro e cozinhamos durante cerca de 15 a 20 minutos.
Quando a base estiver cozida, retiramos do forno e deixamos arrefecer um pouco. Barramos ligeiramente com um pouco do puré de morangos e enrolamos como uma torta normal, fazendo alguma pressão; deixamos repousar até arrefecer.
Cortamos a torta em fatias com aproximadamente 1 cm de espessura e forramos com elas o fundo e paredes de uma forma com fundo amovível.
Batemos as natas até ficarem firmes, momento em que adicionamos metade do puré de morangos e misturamos bem. Despejamos na forma forrada com a torta e levamos ao congelador durante cerca de 20 minutos. Retiramos do congelador e acabamos de encher a forma com o restante puré de morangos, formando uma capa gelatinosa. Voltamos a reservar no congelador durante mais meia hora.
Para o crumble, trituramos as bolachas e colocamos numa frigideira juntamente com a manteiga até que a mesma seja completamente absorvida pelas bolachas e estas ganhem uma cor dourada. Retiramos do fogo e reservamos.
Um pouco antes de servir, decoramos com o crumble, os mirtilos, alguns morangos e folhas de menta.
Servir bem frio.
Sugestões
- ProveReceita TOP Bavarois de biscoito OREO 4.9/5 (252 Votos)
- Pavê de Panetone com Abacaxi 4.8/5 (263 Votos)
- Catavento de morango 5/5 (108 Votos)
- CuquinhaSugere ***** Crumble de damascos 4.8/5 (459 Votos)
- Bolo de Maçã com Cobertura... 3.8/5 (146 Votos)
- Crumble de frutas vermelhas da... 2.9/5 (9 Votos)
- Pudim de Banana 3.2/5 (5 Votos)
- Taças de bombom 3.1/5 (50 Votos)
Receitas e dicas em vídeo!
Uma deliciosa torta típica da Inglaterra, o crumble normalmente leva uma base de frutas com uma espécie de farofa, o crumble, por cima e depois é assada no forno. A farofa geralmente tem uma fruta seca para dar a crocância e o sabor, além de farinha e muita manteiga!
Nesta versão, escolhemos as peras como fruta e elas levam uma camadinha de Nutella antes do crumble, dá pra imaginar a delícia?!
Ingredientes:
- 3/5 xícara de açúcar mascavo
- 1 xícara de farinha
- 1 e 1/4 xícaras de farinha de amêndoas
- 1/2 xícara de manteiga bem gelada
- Peras
- 2/5 xícara de água
- 1/4 xícara de açúcar
- Nutella
Modo de preparo:
Siga o passo a passo do vídeo para o modo de preparo, mas deixamos aqui algumas dicas:
- As peras passam por uma rápida fervura para que não desmanchem, afinal, ainda vão ao forno;
- Na hora de fazer o crumble, ou seja, a farofa, é preciso que a manteiga esteja muito gelada e, o ideal é que você use uma faca para fazer a mistura ao invés das mãos. O objetivo é que as farinhas e o açúcar grudem nos grumos de manteiga deixando a farofa bem granulada. Cuidado se for usar as mãos para não acabar tendo uma massa compacta!
- Bom apetite!
Comentar essa receita