Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Entrevista de Maria Teixeira



Entrevista realizada por Lex Entrevista realizada por Lex

Nós entrevistamos Maria Teixeira!

Visite o blog: [Limited Edition].


Visite o perfil e as receitas de Maria Teixeira.



Olá Maria Teixeira, conte para nós...


Como surge a ideia de fazer um blog com suas receitas?


No início não pensei em fazer um blogue de receitas. Comecei a publicar diariamente, escrevendo sobre diferentes assuntos. Sem saber bem como, cada vez mais fui publicando algumas das experiências culinárias que fazia cá por casa. Comecei a ter cada vez mais feedback positivo e, sem dar conta, estava a publicar 4 receitas por semana.

O que essa experiência trouxe para você?


Em primeiro lugar, esta experiência permitiu-me aprender a cozinhar melhor: tenho mais curiosidade em procurar ingredientes diferentes, sigo mais de 300 blogues de culinária, experimento receitas novas e tento que estas sejam o mais saudáveis possível. O blogue permitiu-me aprofundar o gosto que tinha pela cozinha, fazendo com que cada vez mais esta se tornasse uma parte determinante do meu dia a dia.

Em seu site, você mescla culinária com música e humor. Como você vê a convergência entre esses três campos?


Com música raramente, com humor sim. Tenho um sentido de humor um pouco particular, sarcástico e bastante irónico, e como tal este está presente em vários aspectos da minha vida, não apenas na culinária. Por isso é natural que haja tantos disparates escritos pelo meio das receitas... ;)

Você diz estar em busca do prato ideal. Como você imagina esse prato? Ou o que não pode faltar para que um prato seja elegível ao posto de ideal?


"Em busca do prato ideal" é uma forma de expressão. O que quero com isto dizer é que tento sempre melhorar e superar-me em cada receita.

Em seu blog, você posta toda segunda-feira uma receita que não leva carne. Por que dessa escolha? Você acha que ela é um diferencial para seu site?


Foi uma maneira de aderir e de divulgar o movimento Meatless Monday, o qual representa um impacto muito positivo não apenas na saúde dos indivíduos, mas também na conservação da natureza. Não sou vegetariana, mas mais de metade das minhas refeições são baseadas em legumes, vegetais e fruta. Como tal, o blogue reflecte essa minha vertente.

Você nos conta que sua avó foi a maior cozinheira que já existiu e que ela não tinha nenhum pudor em perguntar qual o segredo dos pratos que ela experimentava. Você pode nos contar um desses segredos?


Os segredos culinários que ela acumulou ao longo da vida guardou-os para si ou escreveu-os no seu livros de receitas, o qual, infelizmente, não herdei. A minha Avó não me ensinou a cozinhar, mas criou-me a mim e aos meus irmãos na divisão da casa onde melhor se sentia e onde passava mais tempo. Incluia-nos na elaboração de algumas receitas e incentivava-me a mexer com os ingredientes e a incluí-los nas minhas brincadeiras (por exemplo, lembro-me que às vezes descascava uma batata, uma cenoura, dava-nos farinha e arroz e deixava-nos a brincar "às casinhas", o que foi uma maneira engraçada de me familiarizar com a culinária). No entanto, a minha Avó morreu tinha eu 10 anos, de maneira que não houve muito tempo para me iniciar realmente nos segredos culinários que ela guardava. Porém, o "bichinho" ficou e quando comecei a ter necessidade de cozinhar para mim, fui buscar a essas memórias o incentivo para querer aprender mais sobre cozinha e a sentir-me tão bem enquanto cozinhava.

Qual receita da sua avó você mais gostava? Você pode dividir essa receita conosco?


Não tenho nenhuma receita dela para além do bolo de bolacha que podem ver aqui: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2012/12/bolo-de-bolacha-da-minha-avo.html A única razão pela qual nunca me esqueci desta receita é porque é facilíma de fazer. Não sei qual era a sua receita favorita, mas lembro-me que adorava iscas (bifes de fígado fritos em azeite), um gosto que me transmitiu, bem como comida angolana, como moamba com pirão. Lembro-me ainda que dizia que comer figos secos recheados com nozes sabia "a casar", mas isso não é propriamente uma receita...

Quando você está na cozinha, o que você mais gosta e o que te incomoda?


Na cozinha posso abstrair-me e, ao mesmo tempo, canalizar a minha energia para produzir algo novo. É essa a minha principal motivação. Incomoda-me o tamanho da minha cozinha, que é realmente minúscula, e cujo espaço ando sempre a tentar optimizar.

Qual utensílio de cozinha é indispensável para você?


Colher de pau. Ninguém cozinha como deve ser sem colher de pau nem com um avental posto.

E para despedirmos, deixe um recadinho para nossos leitores!


Obrigada por visitarem o meu blogue e pela oportunidade de me dar a conhecer um pouco melhor! Espero que voltem e que se sintam bem por cá, que experimentem as receitas e que gostem tanto de ler o que escrevo, como eu gosto de publicar as minhas histórias e receitas.



Obrigada Maria Teixeira por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 20/02/2014



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista