Queijo e vinho tinto: o divórcio perfeito!
Na França, o queijo é tradicionalmente servido entre o prato principal e a sobremesa. Se seguirmos a ordem de serviço dos vinhos, segundo a qual um vinho deve sempre ser mais forte, mais rico, mais complexo ou mais doce que o precedente, temos a escolha de seguir com o vinho tinto do prato principal ou passar para a opção que melhor harmoniza com a sobremesa.
De um ponto de vista estritamente gustativo, os queijos combinam melhor com os vinhos brancos:
- vinhos brancos e queijos Valençay;
- Vin Jaune (vinho amarelo) da região do Jura com queijo Comté;
- Champagne e Chaource;
- Sauternes e Fourme d’Ambert ou Roquefort...
Para cada queijo seu vinho específico, mas é uma exceção à regra que o vinho em questão seja tinto.
Então, por que tomamos vinho tinto para acompanhar queijos?
Inicialmente, porque desejamos terminar a garrafa de tinto já aberta para o prato principal. Uma segunda razão seria manter-se fiel à ordem canônica, uma vez que servir um vinho branco seco em seguida dificilmente seria suportado pelo paladar, a não ser que o queijo seja servido entre a entrada e o prato principal! Por fim, uma terceira razão seria de fundo histórico.
A França é herdeira de uma longa tradição de produção de vinhos e queijos e as geladeiras, para resfriar os vinhos brancos, não eram tão comuns há algumas décadas atrás. Poderia haver, pois, algo melhor que o vinho tinto com seu paladar rascante para acompanhar um pedaço de queijo?
No entanto, há exceções à regra, ou seja, queijos que harmonizam bem com vinhos tintos: os Bries e vinhos tintos leves, como o Beaujolais, o queijo Saint-Nectaire ou os queijos azuis acompanhados de vinhos tintos suaves...
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Para um lanche ou aperitivo perfeito, esta baguete aos 3 queijos vai encantar a todos e você ainda poderá substituir os queijos ou o tomate seco e ter um resultado diferente a cada preparação!
Comentar este artigo