Comer é vital, mas envelhece!
Comer é vital para o ser humano, mas estudos realizados comprovam que a digestão aumenta a oxidação das células causando envelhecimento... mas vamos entender melhor como isso funciona!
A Sociedade de Biologia Comparativa Integrativa de Portland, nos Estados Unidos, fez un estudo em cobras e descobriu que comer envelhece!
A digestão, ato diretamente ligado ao fato de comer aumenta a quantidade de moléculas reativas que contém oxigênio, essas moléculas danificam as células e o ADN, causando um aumento da oxidação do organismo e, consequentemente, ao longo do tempo, aumentam o envelhecimento.
Até onde se chegou no estudo, concluiu-se que a produção destas moléculas de oxigênio se dá para matar os micróbios presentes nos alimentos. Tudo isso seria disparado pelo sistema imunológico visando nos proteger de doenças, mas o problema é que as células, o ADN e as proteínas são afetadas.
Os cientistas decidiram estudar as cobras porque precisavam de um organismo que não se alimentasse constantemente, assim, poderiam estudar a quantidade de moléculas de oxigênio durante a digestão e depois da absorção dos alimentos ter sido finalizada. Os números são, digamos, assustadores! Os danos de oxidação aumentaram em 180% durante a digestão enquanto a capacidade anti-oxidante do organismo só aumentou em 6%. Este números mostram como o organismo não consegue reagir e defender-se da oxidação causada pela digestão.
Os estudos ainda não foram realizados em seres humanos e ainda é preciso verificar se o mesmo acontece conosco, ou seja, se nós também temos um aumento discrepante da oxidação em detrimento do poder anti-oxidante! Vamos torcer para que somente as cobras tenham este problema!
Enquanto isso, o que você acha, vai se alimentar de maneira mais saudável para ter uma digestão mais leve?!
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Uma versão saudável, fit e com carboidratos do bem, estas "torradinhas" de batata doce vão ser o sucesso do seu lanche ou café da manhã! Confira nossa receita e opções de guarnição!
Comentar este artigo