Consumo de batata aumenta risco de hipertensão
O Brigham and Women’s Hospital, dos Estados Unidos, fez um estudo durante longos anos sobre o consumo excessivo da batata e revelou que este consumo pode estar relacionado com o aumento do risco de hipertensão.
Neste estudo foi verificado o consumo da batata em até seis vezes por semana, antes relacionado à redução da pressão sanguínea nas pessoas obesas.
O estudo foi feito com 187.453 pessoas durante 25 anos e os investigadores chegaram à conclusão de que ele era 11% maior nas pessoas que consumiam batatas de quatro a seis vezes por semana quando comparadas com as que comiam apenas uma vez por mês.
Não importa como era feito o consumo das batatas: cozidas, fritas, estufadas, assadas, em purê... elas aumentavam sempre o risco de alta pressão arterial em 17% das pessoas que comiam este tubérculo mais de seis vezes por semana.
O estudo indicou que era a batata em si que eram prejudicial a partir do momento que o acréscimo de sal ou gordura não alterava o resultado.
Esta estudo foi publicado no BJM e mencionado no The New York Times, tendo em conta as avaliações feitas nos participantes a cada dois anos, considerando o estilo de vida que cada um tinha, além de considerar a percentagem do hábito de fumar, de praticar exercícios físicos e ainda o índice da massa corporal (IMC).
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Super saudável e a tendência do momento, o smoothie bowl, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso!
Ingredientes:
- 1 xícara bem cheia de morangos
- ½ melão
- 1 banana
- 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
- 1 colher de chá bem cheia de linhaça
- 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)
Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...
Comentar este artigo