Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Você se arrepia quando escuta uma boa música? Precisa saber algo importante sobre seu cérebro

Por,
Receitas sem Fronteiras

Hai i brividi quando ascolti la musica? Il tuo cervello è speciale
A cantora sobe ao palco e desde os primeiros acordes da música, você tem arrepios. Ou, no rádio começa a tocar sua música favorita e os arrepios já lhe acometem ... .. É um sentimento bom, certo? Esta é, naturalmente, uma das respostas do organismo a um estímulo externo que agora os cientistas descobriram a causa, e ela está relacionada ao fato de que nosso cérebro é capaz de fazer várias conexões que influenciam na maneira como a música é processada. 

 

Pesquisa publicada na revista Oxford mostra que tais sensações é o que chamam de "orgasmo de pele", o que, inclusive, muitas culturas reconhecem abertamente a semelhanças entre as duas sensações. Para provar a teoria, os cientistas acompanharam um grupo de 20 fãs de música e suas reações emocionais para as canções. 

 

Pesquisadores da Universidade de  Harvard selecionaram 20 pessoas que fizeram uma lista de suas músicas favoritas para ouvir no experimento. Eles conseguiram um resultado literalmente dividido: dez pessoas têm declararam experimentar tais emoções e dez não. 

 

O resultado da pesquisa mostra que os cérebros das pessoas que têm esse 'orgasmo musical' é muito diferente do cérebro de quem não tem. Parece que as pessoas que têm os arrepios tem mais fibras nervosas quando eles saem do córtex auditivo e partem em direção ao córtex insular e o córtex pré-frontal, responsável pelas emoções. 


A descoberta mostra que a música é um elemento evolutivo para os seres humanos. Isto significa que tem uma função para nós, mesmo que apenas "esteticamente agradável", como consideram os cientistas. 

 

A pesquisa não identificou se as pessoas que são mais sensíveis à música nasceram assim, ou se elas desenvolveram essas conexões baseadas em experiências musicais durante a vida. 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Comentar este artigo

Ninguém queria comprar esta velha casa. Eis, que alguém teve a chance e a transformou num casa fabulosa De combater a celulite a cuidar do jardim: 10 usos geniais do café