Foto cortesía de Instagram @missuniverse
#5 QUE O SEU PESO E SUAS MEDIDAS SÃO DECIdidos por OUTROs
Os primeiros estágios de eliminação da Miss Universo ocorrem nos bastidores. Claro, é muito mais glamouroso ver as meninas em um vestido de gala do que ver quanto mede cada parte do corpo como se fossem cavalos de corrida. No caso de você não saber, para competir não basta apenas considerar-se bonita, ou que as pessoas ao seu redor votem em você. Não, o que importa é medir exatamente o que o Comitê pede de você. E para conseguir isso, muitas meninas recorrem a medidas dolorosas, como cirurgia plástica, dietas desumanas, bulimia, etc. Este requisito faz com que muitas meninas sejam estressadas e até prejudiquem seu corpo para ter a aceitação dos juízes. Você percebe quanta loucura?
Em vez de valorizar a beleza individual de cada mulher, esse tipo de competição apenas enfatiza os estereótipos: uma menina sorridente, submissa mas maliciosa, disponível para o namoro, que cumpre os padrões de beleza que impõem e também gosta de ser observada e julgado pelos outros. As concorrentes tornam-se, por sua vez, a inspiração de adolescentes e meninas, que começam a se preocupar com seu peso, sua figura, sua aparência, mas acima de tudo o que os outros pensam delas. Nessas competições, parece que seus estudos ou profissões são apenas a cereja no bolo, pois o que mais importa é o seu físico, que logo veremos.
A vencedora do concurso concorda em manter as mesmas medidas durante o seu reinado, com o risco de perder a coroa. Sim, eles tiram a coroa por alguns quilos. Esse foi o caso de Alicia Machado, que foi humilhada publicamente e repetidamente por ter aumentado de peso. É isso que queremos que eles façam conosco?