Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Entrevista de Ervilhe Marie



Entrevista realizada por Lex Entrevista realizada por Lex

Nós entrevistamos Ervilhe Marie!

Visite o blog: Ervilha Maria e o Prato do Dia.


Visite o perfil e as receitas de Ervilhe Marie.

Descubra sua receita favorita: Ervilhas com ovos escalfados My way



Olá Ervilhe Marie, conte para nós...


Como surge a ideia de criar um blog culinário?


A Ervilha Maria nasce da vontade de juntar o melhor dos meus dois mundos favoritos: escrita humorística e a culinária. Como sou generosa, decidi partilhar esta paixão bígama com o mundo em geral, e com as almas caridosas que se derem ao trabalho de ler, em particular.

O título de seu blog é muito divertido! De onde vem a inspiração?


Sou um tanto ou quanto obcecada por ervilhas, e queria que o título fosse revelador do que se passa no blog: comida para animar o estômago e textos que animem a alma. Ao mesmo tempo, a ideia de criar uma personagem que me represente, uma caricatura de mim, dá-me imenso gozo.

Conte para nós, como foi sua primeira experiência na cozinha?


A primeira coisa que confeccionei na vida foi a primeira sopa da minha filha. Para mim, até essa data, cozinhar era abrir uma lata de atum. Quando somos adolescentes não queremos fazer nada, e cozinhar era só mais uma das tarefas que eu não queria fazer. Mas como a necessidade aguça o engenho, agarrei-me às revistas de culinária, livros e outros que tais, e agora quem me quer ver feliz é à volta dos tachos.

O que chama sua atenção numa receita?


Obviamente que há ingredientes que me chamam mais à atenção que outros, técnicas de cozinha que gosto mais de desempenhar. Mas para ser totalmente honesta, normalmente o que me faz experimentar determinada receita, são pensamentos como: " a minha filha ia adorar isto", "o meu filho vai lamber-se pede-me em casamento outra vez, só porque sim."

Dentre as receitas que você faz, qual é a que você mais gosta? Você pode ensinar para nós?


São muitas as receitas que estão no pódio, mas devo salientar as ervilhas com ovos escalfados. Este prato é um dos maiores responsáveis por este amor incondicional às bolinhas verdes saltitantes. E sempre que eu quero uma dose de conforto bem aviada, é uma malga disto que cumpre o objectivo. E com várias vantagens: ingredientes simples que tenho 99% das vezes em casa; um prato à prova de ajustamentos que só usa ingredientes baratos; e se sobrar, ó tristeza tão grande, não perde qualidades quando reaquecido, é só juntar mais um ovinho por pessoa.

(Veja como fazer no link acima)

O que não pode faltar em sua cozinha?


Ui! Tanta coisa. Deixa-me pensar: azeite, ovos, ervas aromáticas, especiarias, legumes, leguminosas e vegetais variados, tomate fresco/em polpa/em lata, queijos variados, charcutaria, frango, carne picada, todo o peixe, marisco que o meu marido apanha nas horas livres, chocolate, natas, leite condensado. Ah, e vinho e cerveja... Para temperar e animar.

Você tem um ingrediente especial? Qual é? O que você gosta de fazer com ele?


Adivinhem lá? Pois, ervilhas. Em sopa, salteadas, numa salada morna, só com um vinagrete, com carne, com peixe, em puré... O céu é o limite.

E o bom humor, de onde vem?


A gargalhada é a minha imagem de marca. E o vício de escrever está no meu ADN desde que me lembro. Por isso de forma natural, os meus textos foram-se inclinando cada vez mais para a comédia. Devo ter nascido a rir, com uma caneta numa mão, e uma lata de ervilhas noutra...

Para terminarmos, deixe um recado para nossos leitores!


Ora cá vai o meu tempo de antena: juntem-se à comunidade de fregueses da Ervilha Maria. Prometo pérolas de saber inútil e receitas bem úteis. Quero que abram a boca para rir e provar as coisas boas que saem da minha cozinha. E é isto!



Obrigada Ervilhe Marie por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Lex - 29/10/2014



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista