Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Entrevista de Felipe Almeida



Entrevista realizada por Lex Entrevista realizada por Lex

Nós entrevistamos Felipe Almeida!

Visite o blog: Santa Comida.


Visite o perfil e as receitas de Felipe Almeida.



Olá Felipe Almeida, conte para nós...


Bahia de Todos os Santos, São Salvador, Santa Comida. Conte para nós, Felipe, como surge a vontade de escrever um bog culinário? E de onde veio a inspiração para o nome dele?


Inicialmente, criei o blog como uma espécie de diário gourmet dos pratos que preparava para os amigos em eventos especiais na minha casa. Com o passar do tempo e com o amadurecimento (o blog já exista há quase 7 anos), fui melhorando a escrita, as informações e as análises do restaurantes que frequento, bem como aprimorando as fotos e receitas que reproduzo na minha cozinha. A ideia do nome veio do feriado "Semana Santa", onde sempre fui acostumado a comer pratos deliciosos preparados pela minha família. A Semana Santa remeteu à Comida Santa, mas para soar melhor, inverti para Santa Comida.

A Bahia é uma terra onde comida e religião estão intimamente ligados, seja pelo catolicismo europeu, seja pelos orixás africanos. Bons sicréticos que somos, a mistura dos dois compõe os pratos baianos folclóricos. Quais são os ecos europeus e africanos nas refeições diárias dos baianos?


A riqueza da cultura e culinária baiana é infinita. Sempre digo que se tivesse que morar fora de Salvador, sentiria muita falta do tempero baiano. O sincretismo até influenciou no nome do meu blog. É da África que vem o emprego dos temperos fortes (azeite de dendê, leite de coco, gengibre e pimentas), além da forte associação da comida com a religião (onde muitas delas são oferendas aos orixás). Os europeus trouxeram o traquejo com os utensílios e utilização do açúcar (na minha família, o uso de bacalhau, azeitonas e azeite de oliva são bem nítidos). Não podemos deixar de mencionar os índios, que sempre apreciaram o emprego de frutas, plantas e peixes locais na alimentação diária.

Ao visitarmos o Santa Comida, vemos que quando o Felipe vai para a cozinha a chance de ser algo com frutos do mar é grande. Existe um motivo especial ou é apenas uma predileção?


Predileção mesmo. Sempre pesquiso na internet sobre pratos com frutos do mar e peixes. Falar de peixes é até engraçado pois há pouco mais de 10 anos, não consumia peixes (com exceção do bacalhau). Ainda bem que meu gosto mudou, pois hoje dou preferência a frutos do mar e peixes em primeiro lugar, seguido de frango e, por fim, das carnes vermelhas.

Parece-nos que para além da cozinha, viajar é outro grande prazer seu. Sem contar a culinária do seu estado, qual outra você destacaria? Por quais motivos?


Viajar é bom demais. Aprender novas culturas é fascinante. Acho Nova York a cidade mais TOP para explorar o mundo gastronômico, pois você encontra de tudo um pouco. Se for para escolher uma outra culinária, escolho a tailandesa. Gosto da mistura de ingredientes que proporcionam sabores e aromas exóticos nos pratos. Misturar doce com apimentado, amargo e salgado é com eles mesmo. Muitas vezes você encontra tudo isso num só prato. Explosão de sabores, aromas e cores.

Qual foi o prato mais top de todos que você já comeu?


Difícil responder essa pergunta. Acho que talvez um Arroz de Bogavantes, no El Corte Inglés de Vigo (Espanha). Porém, se for para dizer qual minha comida preferida, sem dúvidas é o Bobó de Camarão. Também não posso deixar de citar dois jantares memoráveis: um no Osteria Mozza (Los Angeles - Califórnia - USA) e outro no Le Bec-Fin (Filadélfia - Pensilvânia - USA). Todos esses tiveram um grande impacto na minha memória gastronômica e a vontade de repetir é grande!

E qual foi aquela receita mais simples e saborosa que você já fez? Você pode passar ela pra gente?


Uma receita bem simples e saborosa que eu faço sempre é um Molho de Gorgonzola, Amêndoas e Passas Brancas, que pode ser usado com qualquer massa. Numa panela, refogo 8 dentes de alho e 2 cebolas médias no azeite de oliva. Depois acrescento um pedaço generoso de queijo gorgonzola e incorporo uma caixinha de creme de leite fresco, misturando sempre. Depois é só acrescentar um punhado de passas brancas, outro de amêndoas em lâminas e pimenta do reino moída na hora. Para finalizar, um pouco de noz moscada.

Na cozinha do Felipe o que não pode faltar nunca? E o que mais te incomoda quando você está cozinhando?


Não pode faltar ALHO, CEBOLA e PIMENTA DO REINO. Quase sempre utilizo nas minhas receitas. O que mais me incomoda enquanto cozinho é alguém questionar a quantidade dos ingredientes que uso (quase sempre, faço minhas receitas de cabeça, sem ter muita precisão) e colocar o dedo na panela para provar (putz! isso me tira do sério).

Você tem algum ingrediente preferido? Quais pratos você gosta de fazer com ele?


Camarão e cogumelos shitake e shimeji. Faço massas, molhos e empanadas.

Para finalizarmos, deixe uma mensagem para nossos leitores.


Leitores do Receitas sem Fronteiras,

Espero que tenham curtido a entrevista e acessem meu blog para maiores informações. Se vocês gostam de comida, com certeza acharão algo que te agrade nele.

Abraços e até a próxima.



Obrigada Felipe Almeida por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 05/05/2014



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista