COMER DOCES ajuda a manter a forma!
O grande vilão da alimentação em relação às dietas pode não ser tão maldoso assim! Um estudo aponta que o consumo moderado de doces pode trazer beneficios para a dieta uma vez que eles ajudam a controlar os habitos alimentares.
A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, mais precisamente na Universidade da Geórgia, eles apuraram que o consumo de alimentos doces ajuda o cérebro a criar uma espécie de memoria de refeição, o que ajuda a controlar o que se come.
Tudo isso é justificado pelo fato de que a memória episódica, ou seja, a memória responsável por armazenar eventos experimentados em um determinado lugar ou momento, é formada pelos neurônios ho hipocampo dorsal e estes, são ativados pelo consumo de açúcar.
Marise Pent, que faz parte da equipe de pesquisadores, acredita que esta memória pode ser usada para controlar o comportamento alimentar. “Nós tomamos decisões do tipo "Talvez eu não vá comer mais agora. Ja tomei meu café da manhã". A decisões são tomadas com base em nossas memórias de quando e o que comemos, explica ainda a pesquisadora.
O estudo constatou-se que uma refeição contendo um líquido adoçado, seja por sacarose (açúcar) ou sacarina (adoçante), aumentou significativamente a plasticidade sináptica nos neurónios do hipocampo dorsal de ratos – ela é o processo cerebral básico para a formação da memória.
Os resultados deste estudo se agregaram ao estudo anterior que provou que, ao desativar temporariamente os neurônios do hipocampo dorsal depois de uma refeição contendo açúcar, o desejo da próxima refeição é acelerado, o que fez com que os ratos comessem mais. Isto posto, poderíamos dizer que, ao eliminarmos o processo de memória da refeição, passamos a consumir mais comida.
Ao mesmo tempo, existem estudos que provam que comer em frente à televisão interfere a memória da refeição, o que faz com que mais quantidade de comida seja consumida. Existem também estudos de que pessoas com amnésia comem novamente, mesmo depois de ter acabado de comer, devido à ausência da memória que deveria ter registrado a refeição anterior.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Nada melhor que batata doce para uma dieta equilibrada, um fonte de carboidrato de absorção lenta e no recheio, uma versão light! Confira a receita e bom apetite!
Comentar este artigo