SURPRESA! Interditada a venda de KINDER OVO...
Para combater o aumento da obesidade, o governo implementou uma lei obrigando os fabricantes a especificar nos rótulos dos níveis de açúcar e gorduras saturadas. Por conta disso, o Kinder Ovo agora é proibido no território chileno.
Enquanto o Peru faz propaganda da qualidade gastronômica da sua cozinha, o Chile quer garantir que a população terá uma alimentação saudável em seus lares. A prova disso é a introdução da lei estrita de alimentos que entrou em vigor nesta segunda-feira, 27 de junho e que tem como objetivo, a luta contra a obesidade. Para isso, os alimentos devem conter nos rótulos, os níveis de açúcar e gorduras saturadas. E a lei foi mais longe, simplesmente proibiu o Kinder Surpresa (também conhecido por Kinder Ovo).
"O Chile tem se posicionado como um pioneiro no mundo na promoção de uma alimentação saudável", disse o ministro da Saúde, Carmen Castillo, em um comunicado. Este país, considerado um modelo de crescimento econômico na América Latina, também é conhecido como um dos principais consumidores de refrigerantes. Hoje mais de 60% dos chilenos - e um terço das crianças com menos de seis anos - estão com sobrepeso.
A lei promete revolucionar os rótulos dos produtos vendidos em lojas, salientando os alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares, sódio e calorias. O seu objetivo é, principalmente, proteger as crianças, proibindo a venda em escolas dos alimentos considerados ruins para a saúde. Além disso, fica expressamente proibida a venda de alimentos acompanhados por um brinquedo, o que vai realmente causar problemas para o Kinder Surpresa e o McLanche Feliz, do McDonald.
Mas se a empresa de fast food americana decidiu reformular o seu menu para crianças e remover o brinquedo, pondendo continuar suas vendas, euquanto a Ferrero da Itália será totalmente privada do mercado chileno. O fabricante disse que se reserva o direito de tomar providências perante a justiça chilena e internacional com o fundamento de que a lei "afeta a reputação de um dos seus produtos mais populares."
O fabricante de chocolate italiano já tem seu produto mais famoso (lançado em 1972) proibido no mercado dos EUA devido a um regulamento de 1938 que proíbe a associar um alimento à qualquer substância, neste caso, um brinquedo.
Quanto aos demais alimentos considerados nocivos pelo governo chileno, cerca de 8000 produtos, eles deverão sofrer adaptações e ter suas embalagens alteradas.
Por trás do forte aumento de peso e da obesidade no Chile, há uma revolução nos hábitos alimentares: um aumento no consumo de alimentos processados e também uma vida mais sedentária, tudo graças ao forte crescimento econômico. Para forçar uma alimentação saudável no Chile, o governo está trabalhando duro.
E você, o que acha disso tudo? Gostaria que o governo brasileiro também fosse mais rígido ajudando as pessoas a terem uma alimentação mais saudável?!
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Super saudável e a tendência do momento, o smoothie bowl, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso!
Ingredientes:
- 1 xícara bem cheia de morangos
- ½ melão
- 1 banana
- 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
- 1 colher de chá bem cheia de linhaça
- 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)
Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...
Comentar este artigo