O que eu faço com estas lindas beterrabas?
A beterraba vermelha, tão nossa conhecida, é um legume raiz cuja polpa fina é muito colorida de vermelho, roxa ou laranja avermelhada (cuidado com as mãos, sua cor é muito forte, mas é fácil de limpar com um pouco de suco de limão).
Pobre em calorias com apenas 30 cal por 100 g, ela é rica em carboidratos com 7 g por 100 g.
Ela é consumida mais comumente cozida em salada, cortada em cubinhos, ou ainda adicionada ao tradicional prato da Europa Oriental, o Borchtch, uma espécie de cozido ao qual ela transmite sua cor. Mas você sabia que com um molho de beterrabas cruas, você pode realizar suculentas receitas? Boa notícia se considerarmos que é preciso cerca de 2, 30 horas para cozinhá-las salgadas?
Experimente estas receitas à base de beterraba crua, você vai adorar!
O suco de beterraba: ele é ideal antes de praticar um esporte ou um dia muito cansativo. Depois de bem lavada, passe a beterraba na centrífuga ou no extrator de sucos e beba a seguir. Se você tiver o molho com as folhas, utilize-as também para o suco e você se beneficiará com um máximo de benefícios: antioxidantes, potássio, fósforo, zinco, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas B 3 e B 8. Para um suco ultra tônico acrescente suco de laranja, de cenoura, de limão e uma colher de mel e beba sem espera.
Salada de beterraba crua: simplesmente uma delícia. Ela combina muito bem ralada com a cenoura. Utilize um tempero simples com suco de limão, um iogurte batido ou azeite e coentro fresco.
Gaspacho de beterraba: uma ideia original para uma entrada, ou aperitivo, para começar uma refeição e surpreender seus convidados.
Chips ou fiitas de beterrabas: Mesmo se esta receita pede um cozimento, é necessário para realizá-la ter beterrabas cruas, assim seria uma pena deixá-la de lado, é ideal para o aperitivo. Basta um bom cortador para obter fatias super finas (ou bastões, se você preferir na versão fritas). Depois você tem duas soluções: uma versão menos light fritando-as ou num cozimento longo no forno.
Se você não gosta de desperdícios, use as folhas da beterraba como os espinafres depois de lavadas cuidadosamente e os caules como a acelga.
E, se você não usar todas as beterrabas do seu molho, você pode muito bem congelá-las, cortadas em cubinhos ou rodelas para uma utilização posterior. Neste caso não as descongele antes da utilização.
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Já conhecemos a limonada suíça e a nossa clássica limonada... Agora temos a versão francesa deste clássico e vale a pena conferir! Refrescante e dura bastante depois de pronta!
Comentar este artigo