Como fazer uma "bûche de Noël" caseira facilmente?
Tradição europeia que remonta ao século XII. Trata-se do costume de escolher um grande tronco que era aceso na lareira, em geral pelas mulheres, no dia 24 de dezembro e que deveria durar até a noite de 25 de dezembro. As centelhas que saiam do fogo e até as sombras que formavam tinham significados especiais e as cinzas eram guardadas para serem usadas contra tempestades, para curar algumas doenças e fertilizar a terra. O costume de fazer esta sobremesa de Natal é atribuída a um confeiteiro francês, Pierre Lacam, por volta de 1879. A versão mais decorada teria acontecido em 1945 quando um outro confeiteiro francês acrescentou enfeites natalinos ao tronco coberto de chocolate, ranhurado com auxílio de um garfo, imitando o velho tronco que queimava nas lareiras medievais. Esta sobremesa é uma gostosa tradição que vale a pena ser seguida e tem muitas variações de acordo com o gosto e receitas de cada confeiteiro.
Fazer uma "bûche de Noël" (tronco de Natal), às vezes pode parecer difícil se se é um confeiteiro amador. No entanto, sem querer imitar as magníficas realizações dos troncos realizados pelos grandes chefs confeiteiros famosos, preparar uma "bûche de Noël" pode ser simples com um certo número de truques. Existem numerosas receitas de troncos de Natal para todos os gostos: de chocolate, de frutas, de castanhas, etc.
A dificuldade principal é a realização de um "biscuit" bem assado, ele deve ficar apenas dourado, depois colocá-lo imediatamente, à saída do forno, sobre um pano limpo e úmido e enrolá-lo rapidamente. Só se desenrola depois de frio. Ele pode ser simples como uma massa de rocambole ou feito com farinha de amêndoas, etc.
O recheio pode variar entre cremes clássicos com frutas secas (nozes, avelãs, amêndoas...), creme de castanhas, chocolate, frutas , etc. Você só coloca o recheio depois da massa fria. Enrola novamente e depois decora.
Na decoração clássica, para imitar um tronco, você opta por uma ganache de chocolate meio amargo que você cobre todo o "rocambole" e com auxílio de um garfo faz ranhuras para imitar a casca do tronco. Você pode optar por um tronco "nevado" usando um simples merengue ou marshmallow, enfim basta um pouco de criatividade e alguns enfeites natalinos.
Para o nosso clima de verão uma ideia mais leve é rechear com cremes à base de mousses de frutas, cremes leves acrescido de frutas frescas como morango, abacaxi, enfim fazendo desta tradição algo bem nacional.
Dicas básicas e algumas receitas:
- Dicas para uma bûche leve e perfeita
- Bûche de Noël com castanhas portuguesas
- Bûche de Noël leve e fantástica
- Chega de bûches tradicionais, faça um rocambole!
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Estes muffins de chocolate tem um recheio de caramelo derretido que vai te deixar babando, a mistura de sabores é simplesmente deliciosa!
Comentar este artigo