Getty Images
Pavlova de morango
Para o merengue:
- 4 claras
- Uma pitada de sal
- 1 e 1/4 de xícara de açúcar
- 2 colheres (de chá) de amido de milho
- 1 colher (de chá) de vinagre de vinho branco
Para a cobertura:
- 400 g de morangos em metades ou quartos
- 1/2 colher (de chá) de vinagre balsâmico
- 2 colheres (de chá) de açúcar de confeiteiro
- 500 ml de creme de leite para chantilly
Procedimento:
Preaqueça o forno a 150°C. Cubra uma assadeira com papel manteiga e desenhe um círculo de cerca de vinte centímetros de diâmetro (vire o papel para que o lápis não entre em contato com o merengue).
Em uma tigela bata em alta velocidade as claras com sal até que comece a formar picos. Adicione o açúcar pouco a pouco e continue batendo até o merengue ficar firme e brilhante.
Polvilhe o amido, vinagre e baunilha e incorpore com cuidado. Coloque na bandeja, fazendo um círculo de merengue (permanecendo dentro do círculo) e deixe as bordas mais altas para receber o chantilly e morangos.
Abaixe a temperatura do forno para 120 (ou 100) e asse por uma hora e trinta minutos, ou mais. O merengue deve ficar branco e bem sequinho. Desligue o forno e deixe o merengue esfriar completamente dentro do forno.
Para preparar a cobertura, misture morangos, baunilha, vinagre balsâmico e açúcar em uma tigela. Cubra com filme e deixe descansar por pelo menos 20 min.
Quando os morangos e o merengue estiverem frios, bata o creme de leite bem gelado até formar picos, coloque o açúcar, batendo sempre até formar o chantilly. Espalhe o chantilly no centro do merengue e coloque os morangos por cima. Você pode usar frutas variadas no lugar dos morangos, se quiser.
Sirva logo.
Comentar este artigo