O CUSCUZ TRADICIONAL em 8 VARIAÇÕES diferentes e DELICIOSAS!
O cuscuz é um prato tradicional do Magrebe à base de sêmola. O cuscuz é um prato nacional, que seja no Marrocos ou Tunísia ou Argélia... É comido geralmente com as mãos, formando espécies de bolinhas de sêmola com a ponta dos dedos. O cuscuz, não importa de qual país, se compõe de dois elementos básicos: a sêmola e o caldo. Descubra 8 variações originais de cuscuz.
o cuscuz clássico marroquino
O cuscuz clássico se prepara com uma só carne: cordeiro, frango, merguez ou outra à escolha. Para 8 pessoas, corte os legumes (500 g de cada) em tiras: nabo japonês, aipo, abobrinha, cenoura, vagem, 5 cebolas médias. Na cuscuzeira (parte inferior) coloque 1 xícara de óleo de girassol e gomos de duas cebolas. Numa tigela misture: 1 colher (de sopa) de caril, 1 colher (chá) de pimenta da jamaica, 4 sementes de cardamomo, 4 cravos, açafrão e misture. Passe 8 sobrecoxas de frango nestes temperos e frite na cuscuzeira até dourar e deixe cozinhar por meia hora, com 2 litros de água. Coloque 1 quilo de sêmola numa tigela e regue com água morna e sal e misture com as mãos. Repita usando água fria e reserve. Abra a cuscuzeira e coloque os legumes e o restante das cebolas e deixe cozinhar por 15 minutos. Na parte superior da cuscuzeira coloque a sêmola e deixe cozinhar ainda por 20 minutos (ela vai pegar todos o aromas dos temperos, através do vapor). Coloque 1 colher (de sopa) de mel no frango com legumes. Desligue o fogo. Ponha a sêmola numa travessa grande e regue com 1/2 xícara de azeite. Salpique com canela. Coloque o frango e legumes no centro da travessa, os legumes e depois contorne com uma mistura de 1 xícara de passas e uma de grãos de bico cozidos. Pode usar o caldo para regar a sêmola. É simplesmente... DIVINO!
o cuscuz de peixe
O cuscuz de peixe é muito apreciado na Tunísia. Normalmente é servido com belos pedaços de peixe branco. Para fazer um cuscuz de peixe para 6 pessoas, corte 1,5 k de peixe em pedaços, passe alho amassado neles. tempere e acrescente cominho. Numa panela coloque 3 colheres (de sopa) de óleo, junte duas cebolas picadas, deixe refogar e acrescente 4 tomates bem maduros, cortados em 4. Deixe ferver, acrescente 2 litros de água, e deixe ferver e depois coloque o peixe e deixe cozinhar por 15 minutos. Enquanto isto prepare a sêmola: para 600 g de sêmola junte 1,5 vezes seu volume de água, junte 50 g de manteiga. Deixe cozinhar no forno ou vapor. depois é só servir com o peixe e legumes, é claro.
o cuscuz com frutos do mar
O cuscuz com frutos do mar pode ser realizado com camarões, lulas ou mexilhões. Podemos utilizar muitos frutos do mar para dar mais sabor. Uma receita saborosa: numa panela alta, Coloque 3 colheres (de sopa) de óleo, junte 3 dentes de alho socados e 1 pimenta em lâminas. Acrescente 700 g de lulas em rodelas, escorridas, 250 ml de caldo, 350 g de camarões descascados. Limpe 16 belos mexilhões grandes ou 32 pequenos e acrescente à mistura. Coloque 300 ml de água, sal e deixe cozinhar 10 minutos. Prepare uma sêmola, legumes e saboreie este cuscuz com prazer.
O maghmoum
O maghmouma é um cuscuz tunisiano extremamente cozido. O cuscuz vegetariano se prepara sem cuscuzeira e é principalmente um cuscuz que se prepara em viagem e é mais facil de fazer por estudantes. É preciso usar sêmola de grãos grandes para esta receita. Coloque 450 g de sêmola grossa numa saladeira, junte 2 colheres(de sopa) de óleo e separe bem os grãos da sêmola. Numa panela refogue duas cebolas picadas com 2 colheres (de sopa) de óleo e 3 dentes de alho socados. Acrescente 2 tomates grandes cortados finamente, 1 abobrinha cortada em cubinhos, 4 pimentas (duas verdes e duas vermelhas) e um punhado de grãos de bico em conserva. Junte páprica, pimenta moída, 1,5 litro de água e 1 cubo de caldo, deixe refogar e acrescente a sêmola. Misture bem e deixe cozinhar lentamente até a absorção da água. deixe repousar coberto por alguns minutos antes de servir.
o cuscuz tunisiano
O cuscuz tunisiano tradicional é um cuscuz à base de carne de cordeiro, batatas e sêmola. Veja a receita original: misture 500 g de sêmola fina com 2 colheres (de sopa) de óleo e 2 pitadas de sal. Junte um copo de água e deixe embeber. Corte um pernil de carneiro de 850 g, refogue na cuscuzeira, junte 2 colheres (de sopa) de concentrado de tomates, cúrcuma e pimenta do reino. Acrescente um copo grande de água, depois 3 cenouras, 3 batatas lavadas e cortadas em pedaços. Deixe cozinhar por 40 minutos, depois coloque no alto da cuscuzeira a sêmola e deixe que ela cozinhe (com o vapor). Saboreie bem quente.
o cuscuz agridoce
O cuscuz em versão agridoce pode ser feito com diversas frutas frescas ou secas: passas, ameixas, damascos... Para um cuscuz bérbere de passas: Coloque 500 g de sêmola num prato e molhe com 1/2 l de água. Misture e deixe descansar. Refogue 500 g de carne de cordeiro, cortada em pedaços, num pouco de óleo, junte 1 cebola picada, depois especiarias. Junte 1,5 l de água, 150 g de grãos de bico, 4 cenouras cortadas em pedaços e 4 tomates cortados em cubos. Acrescente 50 g de passas, mergulhadas em água e escorridas e 1 pau de canela. Ao final de 1 hora, coloque a parte superior da cuscuzeira e deixe cozinhar a sêmola no vapor. É realmente saboroso esta mistura de doce e sal, você vai se surpreender.
o cuscuz tfaya
O cuscuz Tfaya é um cuscuz com frango e cebolas caramelizadas. Esta é uma receita muito especial onde o frango e as cebolas fazem maravilhas na receita: numa panela, coloque 2 k de cebolas picadas com uma colher (de sopa) de óleo e um pau de canela, junte 1 litro de água e deixe esquentar até ferver. Deixe evaporar, acrescente 10 g de açúcar e deixe caramelizar. Na cuscuzeira, refogue o frango inteiro com 1 cebola picada, açafrão e gengibre. Deixe refogar, cubra com água e deixe cozinhar. Coloque a parte alta da cuscuzeira com a sêmola e deixe cozinhar. Coloque a sêmola numa travessa funda, o frango no centro e as cebolas caramelizadas em volta. Acrescente 3 ovos cozidos, cortados ao meio para decorar.
o cuscuz doce
O cuscuz existe também em versão doce, chamado cuscuz doce Seffa. Trata-se de uma sobremesa onde a sêmola é preparada com passas, canela e água de flor de laranjeira, é um verdadeiro prazer de aromas. Veja a receita: deixe de molho 250 g de passas brancas numa tigela com água morna. Coloque 500 g de sêmola numa tigela grande e funda, junte 2 colheres de óleo e misture com um copo grande de água morna. Depois de 10 minutos, coloque na parte alta da cuscuzeira, coloque água na parte inferior. No final de 30 minutos recoloque a sêmola na travessa, junte 20 g de manteiga e trabalhe bem com a ponta dos dedos, recomece a operação deixando cozinhar 20 minutos. Doure 300 g de amêndoas sem pele numa panela. Coloque a sêmola na travessa, junte 80 g de açúcar e 1/2 colher (de café) de canela, depois as passas escorridas. Misturar bem, formar uma montanha. Decore alternando tiras de açúcar de confeiteiro e canela, junte amêndoas, passas escuras e saboreie.
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Bo Bun, um delicioso e saudável prato vietnamita que agradou os paladares do ocidente e já possui agora diversas variações, como esta que propomos, que leva harumaki de frango e filé marinado em sua composição.
Comentar este artigo