Koulibiac, o delicioso salmão em massa folhada preferido do Príncipe Philip
É uma espécie de torta recheada com peixe ou carne e legumes, aos quais costumamos adicionar ovos cozidos. No verdadeiro Koulibiac, os diferentes recheios não se misturam e até são separados por pequenas panquecas muito finas. Nesta versão, o ingredientes principal é o salmão.
Koulibiac de salmão
Trata-se de um prato tradicional russo que data do século XII e é servido especialmente durante o ano novo ortodoxo russo, que ocorre em meados de janeiro. Era um prato popular apreciado por camponeses e aristocratas e um dos preferidos do Príncipe Philip, duque de Edimburgo.
INGREDIENTES:
- 800 g de filé de salmão
- 500 g de massa folhada
- 300 g de espinafre fresco
- 300 g de cogumelos mistos
- 1 chalota
- 6 ovos
- 2 gemas
- 150 g de arroz basmati
- 50 ml de creme de leite
- 150 g de manteiga
- 1 molho de endro
- Sal
- Pimenta
MODO DE PREPARO:
1. Remova os ossos do salmão. Limpe os cogumelos. Descasque e corte a cebola.
2. Doure a chalota em uma panela com 20 g de manteiga. Adicione os cogumelos e doure-os por 5 minutos, mexendo sempre. Despeje o creme de leite e o sal. Use o mixer de mão e pulse de forma a picar grosseiramente a mistura.
3. Lave o espinafre, enxágue e desfolhe. Ferva por 1 minuto em água salgada. Escorra e reserve.
4. Cozinhe o arroz conforme as instruções da embalagem. Escorra.
5. Cozinhe ovos inteiros por 12 minutos em água. Descasque e corte-os.
6. Pré-aqueça o forno a 200 ° C.
7. Abra a massa folhada (reserve um pouco para fazer os enfeites) e corte em 2 retângulos grandes, um um pouco maior que o outro. Coloque o menor em uma assadeira forrada com papel manteiga untado ou papel antiaderente.
8. Espalhe o arroz, deixando 4 cm livres nas bordas. Coloque o salmão, os cogumelos, os ovos e os espinafres em camadas sucessivas. Cubra com o segundo retângulo e solde as bordas apertando-as bem (passe um pouco de ovo entre as duas massas para soltar melhor).
9. Doure o Koulibiac pincelando-o com as 2 gemas batidas com um pouco de água. Decore com pedacinhos da massa reservada e pincele novamente.
10. Asse por 30 minutos.
11. Sirva com manteiga derretida temperada com endro picado.
Bom apetite!
Dica: Você pode fazer este Koulibiac na véspera, depois de esfriar, embrulhar em papel alumínio e manter resfriado. Reaquecer-o no dia seguinte no calor rotativo a 160 ° C por uma hora, ele cortará muito melhor.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Uma receita simples que vai fazer sucesso com a família e com os amigos, mini croque monsieur recheado!
Comentar este artigo