23 receitas vegetarianas para suas "segundas sem carne"
© Getty Images
Bourguignon de champignons
As receitas tradicionais francesas são sagradas, mas isso não significa que você não possa alterá-las para atender às suas próprias preferências alimentares ou simples curiosidade!
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de azeite dividida
- 900 g de cogumelos Portobello, com hastes e fatias grossas
- 6 cenouras grandes descascadas e cortadas em círculos de 2,5 cm de 1 polegada
- 1 cebola amarela grande descascada e cortada em cubos
- 1 chalota grande descascada e cortada em fatias finas
- 2 dentes de alho descascados e picados
- 2 xícaras de caldo de vegetais
- 1 ½ xícara de vinho tinto
- 1 colher de sopa de pasta de tomate
- 2 colher de chá de sal marinho moído ou a gosto
- 2 colheres de sopa de folhas frescas de tomilho mais extra para enfeitar
- 2 colher de chá de tempero italiano seco
- Pimenta preta a gosto
- 1 colher de sopa + 1 colher de chá de farinha de trigo use amido de milho para torná-lo sem glúten
- 1/3 xícara de água
- 450 g de fettucine
Instruções
- Encha uma panela de macarrão com água e aqueça em médio para aquecer a água.
- Aqueça uma frigideira grande em fogo médio e adicione 1 colher de sopa (15 ml) de azeite. Quando o óleo estiver quente, adicione os cogumelos e uma pitada de sal, refogue por aproximadamente dez minutos ou até dourar. Retire da panela e reserve.
Adicione o restante azeite e as cenouras. Refogue até que comecem a dourar, em seguida, adicione a cebola. Cozinhe as cebolas até ficarem translúcidas e, em seguida, adicione as chalotas. Cozinhe até que estejam dourados e caramelizados, aproximadamente 5 a 7 minutos. Adicione o alho e cozinhe por um minuto.
- Adicione o caldo de legumes e o vinho para desembaçar a panela. Mexa e solte os pedaços de cebola e chalota que podem ter grudado na frigideira. Adicione o extrato de tomate e mexa até que se liquefaça. Adicione o sal, o tomilho, o tempero italiano e a pimenta, misture bem e reduza o fogo para ferver em fogo baixo. Tampe e cozinhe por vinte minutos. Adicione mais temperos se preferir um sabor mais forte.
- Em uma tigela pequena, misture a farinha (ou amido de milho, se quiser torná-lo sem glúten) e água até que a farinha se dissolva e a mistura se assemelhe a uma substância leitosa espessa. Não deve haver farinha seca ou grumos na mistura. Adicione ao molho do vinho e mexa bem para incorporar. Adicione os cogumelos e mexa para incorporar ao molho. Tampe e cozinhe na temperatura mais baixa por vinte minutos. O molho vai engrossar em um guisado. Certifique-se de levantar a tampa e certifique-se de que não está grudando na frigideira ou evaporando. Isso não deve acontecer se a temperatura estiver baixa o suficiente, mas se isso acontecer, adicione uma pequena quantidade de caldo ou água e mexa.
- Aumente o fogo para a água do macarrão e leve para ferver.
- Doze minutos antes do molho estar pronto, salgue a água do macarrão (aproximadamente 1 colher de sopa (15 g)) e adicione o fettucine à água. Cozinhe de acordo com as instruções da embalagem.
- Divida o fettucine por quatro e faça um ninho no centro de cada prato. Coloque o cogumelo Bourguignon por cima do fettucine. Enfeite com uma pitada de folhas frescas de tomilho.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Ovo quente revisitado: super bom e perfeito para qualquer ocasião!
Uma receita divertida, fácil de fazer e que vai impressionar a família ou seus amigos, tanto pela gostosura quanto pelo inusitado!