O chapati é o pão diário da cozinha indiana. Trata-se de uma massa não levedada (sem fermento) e que se assa na frigideira.
Ingredientes:
2 xícara de chá de farinha de trigo integral
2 colher de sopa de azeite ou Ghee
1 colher de chá de sal
1 xícara de chá de água
Farinha de trigo para polvilhar
OBSERVAÇÃO: se optar por fazer o pão com farinha de trigo comum, talvez seja preciso reduzir um pouco da água (2/3 de xícara). Basta adicionar mais lentamente e conferir o ponto da massa.
Preparação:
Coloque a farinha em um recipiente adequado (uma tigela grande) e adicione uma pitada de sal e um bom fio de azeite. Adicione água progressivamente (de preferência quente), enquanto mistura com as mãos, até que a mistura absorva toda a água.
Sove a massa e trabalhe na vasilha por cerca de 5 minutos, de forma a torná-la perfeitamente elástica, macia e homogênea. Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com farinha. Mas cuidado, se colocar farinha demais, o pão pode ficar ressecado. Camadas finas são o ideal. Deixe a massa repousar de 10 minutos para ativar o glúten da farinha e fazer com que o pão inche mais.
Pegar a massa e dividi-la em 20 partes, faça uma bolinha com cada parte. Com o auxílio de um rolo, abra cada bolinha até formar um disco bem fino. Enquanto você abre a massa, coloque uma frigideira antiaderente para aquecer, sem untá-la.
Agora é a hora de salpicar algumas ervas aromáticas como cominho, coentro ou algum outro tempero que você goste. Esta parte é opcional, o tradicional pão ázimo não leva temperos.
Coloque o disco na frigideira e você verá que, em 20 ou 30 segundos, as bolhas aparecem no pão. Vire o outro lado e deixe mais 15 segundos. Enquanto isso, ligue outra chama do fogão.
Depois de virar os dois lados, retire com uma pinça e coloque diretamente sobre as chamas do fogo. Assim, ele vai inchar, permanecerá leve e com um sabor muito particular dos chamuscados do fogo.
Em um plástico, os pãezinhos permanecem macios e saborosos por 3 dias.