200 g de cascas de cítricos cristalizadas (laranja, limão, tangerina...)
1 noz-moscada inteira (você usará três quartos dela)
1 kg de passas
140 g de farinha de trigo
100 g de migalhas de pão fresco e macio
100 g de açúcar mascavo
3 ovos grandes
2 colheres de sopa de Brandy ou conhaque para o pudim
3 a 4 colheres de Brandy ou conhaque para flambar
250 g de manteiga bem gelada (opte pela manteiga de caixinha, ela vai ser ralada)
Para a "manteiga de gengibre e conhaque"
175 g de manteiga sem sal amolecida
Casca ralada de meia laranja
5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
4 colheres de sopa de Brandy ou conhaque
2 pedaços de gengibre em pedaços finamente picados
Preparação:
Pique as amêndoas grosseiramente. Descasque, retire o caroço e pique as maçãs para cozinhar. Pique as cascas cristalizadas. (Você pode picar as amêndoas e as maçãs em um processador de alimentos, mas a casca deve ser feita à mão.) Rale três quartos da noz-moscada (parece muito, mas está correto).
Numa tigela grande, misture as amêndoas, as maçãs, as cascas cristalizadas, a noz-moscada, as passas, a farinha, as migalhas de pão, o açúcar mascavo, os ovos e 2 colheres de sopa de Brandy ou conhaque.
Segurando a manteiga em sua embalagem, rale um quarto dela na tigela e misture tudo. Repita até que toda a manteiga esteja ralada e mexa por 3-4 minutos - a mistura estará pronta quando diminuir ligeiramente de volume. Peça à família que mexa também e peça a todos que façam um pedido (faz parte da tradição!).
Unte generosamente com manteiga duas formas de 1,2 litro e coloque um círculo de papel manteiga no fundo de cada uma. Coloque a mistura de pudim. Cubra com uma camada dupla de papel manteiga, pregueando para permitir a expansão e amarre com barbante (mantenha o papel no lugar com um elástico enquanto amarra). Corte o excesso de papel.
Agora coloque cada tigela em uma grande folha de papel alumínio e traga as bordas por cima, depois coloque outra folha de papel alumínio por cima e desça por baixo para fazer um pacote duplo (isso torna os pudins impermeáveis). Amarre com mais barbante e faça uma alça para facilitar a entrada e saída da panela.
Cozinha em banho maria no forno os pudins por 8 horas, completando com água se necessário. Retire das formas e deixe esfriar durante a noite. Quando esfriar, descarte os papeis e embrulhe novamente em um novo papel manteiga, papel alumínio e barbante. Guarde em local fresco e seco até o Natal.
Para fazer a "manteiga de gengibre e conhaque", bata a manteiga com as raspas de laranja e o açúcar de confeiteiro. Aos poucos, acrescente o Brandy ou o conhaque e o gengibre picado. Coloque em uma tigela pequena e leve à geladeira para endurecer. A manteiga pode ser guardada por uma semana na geladeira ou pode ser congelada por até seis semanas.
No dia de Natal, leve o pudim em banho maria no forno por 1 hora. Desembrulhe e desenforme.
Para flambar, aqueça 3-4 colheres de sopa de conhaque em uma panela pequena, despeje sobre o pudim e acenda.
Nosso Chef de cozinha te ensina como fazer o caramelo perfeito
O caramelo é uma preparação à base de açúcar cozido, mais ou menos colorido. Podemos usá-lo em um grande número de sobremesas, decorações ou molhos. Aprenda com a nossa vídeo aula!