© Getty Images
Bolo da árvore - República Tcheca/Hungria
Numa viagem ao coração da Europa, à República Checa, uma coisa não deve faltar: o Bolo da árvore. O pãozinho enrolado no açúcar torna qualquer pessoa, grande ou pequena, uma verdadeira gulosa! Normalmente, a massa é embrulhada em um palito de madeira e recém-assada. É também uma sobremesa típica da Hungria.
O que você precisa para isso:
- 100 ml de leite morno
- 1 sachet de açúcar baunilha
- 5 colheres (de sopa) de açúcar
- 500 g de farinha
- 1 cubo de fermento biológico
- 1 pitada de sal
- 2 ovos
- 1 pitada de casca de limão
- 2 colheres (de sopa) de avelãs moídas
- 100 g de manteiga derretida
É assim que se faz:
Misture a farinha com o sal e o açúcar baunilhado e forme uma pequena cavidade no meio. Dissolva o fermento no leite morno e despeje na cavidade, mexendo com um pouco de farinha até engrossar. Deixe a massa crescer em local aquecido até borbulhar. Misture 3 colheres (de sopa) de açúcar, ovos e raspas de limão e sove até obter uma massa de consistência média.
Deixe a massa crescer novamente até dobrar de volume. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada de forma que tenha cerca de 5 mm de espessura. Corte tiras de 2-3 cm de largura.
Para obter a forma típica, você precisa de formas Schiller-curl. Pincele-os com manteiga derretida e enrole as tiras de massa em volta delas. Misture as nozes com as 2 colheres (de sopa) de açúcar restantes. Pincele também a parte externa dos rolos com manteiga, acrescente a mistura de nozes e açúcar e deixe crescer por 30 minutos.
Asse em forno a 180 graus por 10-15 minutos, passe manteiga novamente e leve ao forno novamente por 10 minutos. Retire a forma e deixe esfriar um pouco. Passe em uma guarnição de sua escolha: açúcar canela, coco desidratado, ... pronto!