Cuscuz de leite ou de milho
Por MarineFiaux
Ingredientes:
- - 500 g de flocos de milho pré-cozidos, finos;
- - 200 g de coco ralado;
- - 1 1/2 xícara a 2 xícaras (das de chá) de água;
- - 1/2 xícara (das de chá) de açúcar;
- - 1 colher (das de café) de sal.
Detalhes
Complexidade: Médio
Custo: Moderado
Preparação:
Etapa 1
Existem varios tipos de farinha de milho em flocos. Esta é uma farinha de flocos finos.
O mais importante neste cuscuz é a umidade da massa. Esta umidade tem que estar no ponto. Se estiver úmida demais, o cuscuz vai formar um "bloco" na cuscuzeira e o vapor não vai circular por toda a massa, e partes dela ficarão cruas.
Se estiver úmida de menos, o cuscuz, depois de desenformado, vai ficar seco demais e muito mais esfarelento do que ele é.
A propósito, deixe para desenformar o cuscuz morninho, quase frio, porque quando ele está quente, ele esfarela mesmo. É natural o cuscuz dar uma "desmanchada" no prato, mas se você cortar quente, ele vai "desmoronando" no prato onde você desenformou.
Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela. A versão tradicional não leva nem coco ralado, nem açúcar. Mas eu gosto muito mais com os dois.
Comece a acrescentar a água, colocando 1 1/2 xícaras, das de chá, de água. Amasse, com as mãos e aperte para verificar a textura. Para saber se já basta de água, modele um croquete com um pouco de massa. O croquete deve ficar perfeito, sem rachaduras na massa, mas deve esfarelar como uma paçoca de amendoim. Aliás, paçoca de amendoimé outro bom parâmetro para se saber se a massa está no ponto. Se você conseguiu modelar e, ao apertar, ele desmanchou como uma paçoca, não precisa acrescentar mais água.
Coloque a massa na cuscuzeira, sem apertar demais (lembre-se sempre: se você compactar a massa, o vapor não circula e compromete o resultado final) e deixe descansar por 5', para que os flocos de milho possam hidratar. Enquanto aguarda estes 5', coloque água na parte inferior da cuscuzeira, até a marca. Esta marca é, ±, a metade da cuscuzeira.
Encaixe a parte superior da cuscuzeira sobre a que está no fogo e deixe cozinhar por 30'.
Se você não tiver uma cuscuzeira, coloque a massa de cuscuz em um prato fundo ou uma travessa que encaixem perfeitamente em uma panela que você tenha em casa, amarre um pano de sacaria, que seja reservado só para isso e amarre, dando um nó no verso do prato (na parte de trás).
Coloque água para ferver na panela e, quando levantar fervura, encaixe o prato na panela.
Atenção! A água não deve entrar em contato com a massa, só o vapor!
Na hora de servir, corte uma fatia de cuscuz, coloque em um prato e despeje leite a gosto. Pode ser frio ou quente, adoçado ou sem açúcar. Há até os que preferem comer o cuscuz com manteiga, que pode ser de garrafa ou não, e sem leite.
Sugestões
- Pudim de Paçoca 4.2/5 (35 Votos)
- Maria Mole 3.4/5 (260 Votos)
- Bolo de fubá misterioso 3.3/5 (292 Votos)
- Crepe com recheio de três queijos... 2.9/5 (293 Votos)
- Creme de Milho cremoso 3.3/5 (295 Votos)
- Bolo Fofinho 3.3/5 (322 Votos)
- Vitamina de banana 3.6/5 (52 Votos)
- Pudim de Leite Condensado 3.6/5 (33 Votos)
Receitas e dicas em vídeo!
Para tudo! Este Fondant de chocolate, primo do Petit Gâteau, é simplesmente um sonho! Que tal chamar aquela amiga, mãe ou tia e fazer esta delícia juntas?
Comentar essa receita