Inovando na cozinha, troque os grãos pelos brotos
Os grãos de cereais e de leguminosas contêm grandes quantidades de vitaminas, minerais e de outras substâncias que são essenciais à nossa saúde.
Uma vez germinados, seus aportes nutricionais se multiplicam por 2. Eles são fontes de vitamina B e C, além de também conter o caroteno, que ajuda a combater o envelhecimento das células, e minerais como ferro, magnésio, cálcio e fósforo.
Contudo, o mais importante é que eles são muito ricos em proteínas com todos os aminoácidos essenciais. O grão de trigo germinado, por exemplo, contém 27% de proteínas, enquanto 100g de carne contém de 14 a 22%.
Como fazê-los germinar
Há duas maneiras de germinar grãos em sua própria casa:
- - Em um refratário: em um refratário, despeje 2 colheres de sopa de uma variedade de grão. Lave-os em água fria e deixe-os secar. Após secos, cubra novamente os grãos com água e tampe o refratário com um pano úmido e deixe-os imersos de um dia para o outro. No segundo dia, escorra toda a água, lave os grãos e deixe-os secar. Repita essa operação de lavagem/secagem durante três dias e três vezes a cada dia.
- - Com um saco de pano: assim como no método anterior, os grãos devem ficar submersos de um dia para o outro. Na manhã seguinte, coloque-os em um saco de pano umedecido, amarre a ponta, submerja-o em água morna e dependure em um varal. Depois, basta repetir este procedimento até que os grãos germinem.
A escolha dos grãos
- Cereais: aveia, trigo, milho, cevada, milheto, ...
- Leguminosas: alfafa, feijões, lentilha, grão de bico, ...
- Mucilaginosas: agrião, rúcula, mostarda, linhaça, ...
- Oleaginosas: gergelim, girassol, ...
- Legumes: basílico, beterraba, brócolis, cenoura, espinafre, funcho, manjericão, dentre outros, exceto o tomate e a berinjela, que são tóxicos.
Como utilizá-los
Antes de consumir os gérmens, lave-os uma última vez. Eles podem ser comidos in natura como croûtons, colocados em saladas, em recheios de sanduíches e acompanhados de patês como o homus tahine ou uma tapenade. Caem bem com terrines, rillettes, com legumes cozidos, em sopas, bolos, suflês e onde mais sua imaginação permitir.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Quando fazemos legumes verdes, nem sempre eles ficam verdinhos e isso é frustrante! Mas chef Christophe está aqui para nos ajudar e acabar com este problema! Confira o vídeo e faça sempre legumes bem verdinhos!
Se quiser mais dicas, confira nosso artigo sobre cozimento de legumes verdes: Sua vagem não fica verdinha? Agora vai ficar!
Comentar este artigo