Nunca mais erre seus crepes com estas dicas do Cuquinha!
Os crepes franceses, tão famosos e deliciosos, recebem no Brasil o nome de panquecas embora atualmente o nome crepe já está sendo usado naturalmente. A massa pode ser para crepes doces ou salgados. Na França os crepes podem ter dobraduras diferentes, normalmente em triângulos, envelopes ou mesmo em rolinhos (como no Brasil).
A massa de crepe faz parte da pâtisserie francesa. Nada de especial, mas como em todas as coisas simples, é aconselhável conhecer todos os truques para um resultado perfeito.
Os ingredientes da massa de crepes:
Eles são básicos: farinha, um pouco de sal, ovos e leite. Eu convido vocês a acrescentarem um pouco de manteiga derretida.
A massa de crepe pode ser aromatizada com rum, cerveja ou água de flor de laranjeira. Você pode até misturar rum e água de flor de laranjeira.
A preparação da massa:
para simplificar a vida e fazer uma massa sem grumos, colocamos os ingredientes secos numa tigela. Misturamos os ingredientes líquidos numa outra tigela e derramamos aos poucos nos ingredientes secos, misturando sempre com um fouet. É mágico!
para fazer uma massa mais rápida, não hesite em utilizar um robot do tipo liquidificador ou mixer colocando todos os ingredientes líquidos primeiro e depois os secos antes de bater.
Descansar ou não descansar?
Na farinha de trigo, existem grânulos de amido que vão inchar em contato com o leite que juntamos à farinha. É o que vai fazer que os crepes fiquem bem fofos. Como este processo pede um pouco de tempo, é preciso deixar a massa repousar durante 30 minutos. No entanto, se você não tiver tempo para deixar a massa em repouso, basta aquecer um pouco o leite. O leite morno vai fazer com os grânulos de amido cresçam rapidamente o que evita o tempo de repouso.
Uma massa de crepe que muda?
Para uma massa de crepe cheia de personalidade, misture farinha de trigo e farinha de trigo sarraceno ou farinha de trigo de farinha de castanhas.
Para preparar uma massa de crepe sem glúten, substitua a farinha de trigo por farinhas sem glúten (sarraceno, arroz, castanhas, quinoa, etc.) ou por uma mistura de farinhas sem glúten e fécula de milho (maisena).
Para preparar crepes sem leite, substitua o leite por bebidas vegetais como leite de soja, de amêndoas, avelãs ou de arroz.
Para preparar uma massa de crepe sem ovos, você pode substitui-los por um purê de amêndoas ou sementes de linhaça mergulhadas num pouco de água.
O cozimento da massa de crepes
Utilize uma boa panquequeira, seja uma boa frigideira de fundo plano e espesso, para conduzir bem o calor e que tenha as beiradas baixas (já existem no mescado e são excelentes).
Unte a panquequeira e aqueça-a, para que ela fique bem quente, a massa de crepes tem necessidade de ser exposta a um calor forte (não é para queimá-la...). Coloque uma gota da panquequeira para testar a temperatura.
Quando ela estiver bem quente, coloque uma concha de massa e gire a panquequeira para que a massa cubra todo o fundo dela de maneira uniforme. Preste bem atenção à quantidade de massa você coloca na concha para que todas fiquem uniformes.
Não toque em nada. No final de um minuto mais ou menos, quando a parte inferior do crepe estiver bem dourado, vire o crepe com auxílio de uma espátula e continue o cozimento até que este lado também fique dourado.
Se você não vai comê-las logo, coloque um prato grande sobre uma panela com água fervente e vá colocando os crepes nele à medida que ficarem prontos e depois cubra com um pano ligeiramente úmido.
E colocamos o que sobre os crepes?
Açúcar, uma mistura de açúcar e limão ou manteiga, geleias, creme de castanhas ou amêndoas... enfim o que mais lhe aprouver.
Receita de massa de crepes doces (para fazer a massa para recheios salgados basta não colocar o açúcar):
Receita de crepes como os da mamãe
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Você fica babando quando vê aqueles filmes americanos onde o pessoal come PANCAKES?! A gente também! Por isso, fizemos esta receita em vídeo! Bom apetite!
Comentar este artigo