© Thinkstock
Efeitos do álcool no organismo
O Ministério da Saúde explica que o consumo de álcool causa danos diretos às células de muitos órgãos, principalmente as do fígado e do sistema nervoso central, principalmente as células do cérebro.
O seu consumo continuado provoca na maioria dos casos, ainda que de forma variável, a "síndrome ou crise de abstinência alcoólica, doença reversível com intensidade e duração subjetivas, diretamente proporcional ao período de ingestão (mais ou menos prolongado), ao tipo e quantidade de bebidas consumidas. O uso contínuo de álcool em quantidades excessivas produz, de fato, efeitos semelhantes aos de outras substâncias psicotrópicas, inclusive ilícitas, como indução de dependência psíquica e física, vício, fissura, compulsividade e outros distúrbios do comportamento , com danos particularmente significativos também a nível social. A crise de abstinência caracteriza-se por tremores, náuseas, vômitos, cefaleias, sudorese, ansiedade, perturbações do humor, por vezes crises epilépticas, podendo evoluir em alguns casos para delirium tremens." (Fonte: Ministério da Saúde)
Os riscos do consumo de álcool a longo prazo para a saúde são muito graves e não devem ser subestimados, entre eles encontramos problemas cardíacos, problemas hepáticos, dificuldades digestivas, câncer, sistema imunológico enfraquecido, distúrbios de humor, problemas relacionados ao sono e descanso como bem como problemas psicológicos. Sem falar no risco, quando o consumo excessivo ocorre em pouco tempo, de coma etílico e os riscos associados ao consumo de álcool ao dirigir.
E se pararmos de beber álcool, o que aconteceria com nosso corpo?