É o pão tradicional dos países de origem árabe e existe em toda a região do mediterrâneo. Trata-se de uma massa levedada que se separa em bolas antes de abri-las e assá-las em frigideira. Durante o cozimento forma-se uma bolha no centro do pão. Isto é bem prático para fazer sanduíche.
Ingredientes:
500 g de farinha
1 saquinho de fermento biológico seco (11 g)
1 colher (de café) rasa de sal
1 colher (de café) rasa de açúcar
300 ml de água morna
Preparação:
Numa tigela, misture a farinha, o sal e o açúcar. Faça um poço, acrescente o fermento e a metade da água. Trabalhe a massa com a mão (no processador ou na batedeira, usando os acessórios de massa), acrescentando a água pouco a pouco. A massa deve ficar lisa e não colar mais nas paredes da tigela (ou do processador). Deixe a massa dobrar de volume na tigela, coberta com um pano, de preferência num ambiente quente.
Corte a massa em 8 pedaços iguais.
Abra cada pedaço de massa em um círculo de mais ou menos 15 cm. Coloque o primeiro círculo em um pano, cubra com papel manteiga e continue empilhando os círculos de massa à medida que for abrindo (separando sempre com papel). Recubra com um pano e deixe descansar durante 15 minutos.
Aqueça uma frigideira de fundo grosso em fogo alto, sem untar. Coloque o primeiro círculo de massa. Ele vai inchar.
Revire o pão depois de 2 minutos, ele deve estar dourado. Deixe assar o outro lado até que ele fique igualmente dourado (2 minutos mais ou menos).
Coloque os pães sobre uma grelha à medida que ficarem assados e recubra com um pano.
Saboreie ainda mornos como acompanhamento de mezzes ou como base para sanduíches. Se você não os comer em seguida, conserve-os num pano e aqueça-os numa torradeira